Centro para inclusão digital, escolar e social na Unesp em Presidente Prudente


13/04/2010 18:56

Compartilhar:

Bragato (dir.) na sala de informática do CPIDES, ao lado de Klaus e Elisa Schünzen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/BRAGATOINCLUSAODIGITAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurou, no campus de Presidente Prudente, o Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social (CPIDES), voltado para o ensino de portadores de deficiências na região. O deputado Mauro Bragato (PSDB), que intermediou a liberação de recursos para implantação do centro, visitou o local, no dia 12/4.

A construção da sede e implantação de equipamentos no CPIDES custou cerca de R$ 700 mil. Parte desses recursos foi liberada com auxílio do deputado Bragato junto ao governo estadual, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Bragato foi recepcionado pelo coordenador e sub-coordenadora do CPIDES, Klaus Schlünzen Júnior e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen. Eles informaram ao deputado que os atendimentos abrangem portadores de toda forma de deficiência: mental, física, auditiva e visual, na faixa etária dos sete aos 40 anos de idade.

Com as novas instalações, a previsão é que os atendimentos passem dos 30 atuais para cerca de 200 alunos de Presidente Prudente e região. O CPIDES possui salas de desenvolvimento e pesquisas, computadores, brinquedoteca, biblioteca, inclusive com livros em linguagem braille para deficientes visuais e sala multifuncional para capacitação de professores.

O curso de capacitação, de acordo com Elisa Schlünzen, qualifica professores para trabalhar nessa área em todo o país. Hoje, o CPIDES possui 30 professores especializados no ensino aos portadores de deficiências. O prédio é amplo, arejado e cumpre todas as normas de acessibilidade. "A nossa proposta é trabalhar com o potencial de cada aluno", acrescenta o coordenador.

Bragato ressaltou o trabalho do centro para desenvolver as aptidões do portador de deficiência, melhorando sua qualidade de vida e inserindo-o no meio social. O CPIDES trabalha em parceria com entidades de assistência aos deficientes como Apaes da região, Lumen Et Fides e Núcleo There de Presidente Prudente.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp