Presidente recebe deputados de Piemonte


25/11/2010 21:00

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComitivaItaliaPiemonteDelegacaoROB03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz, Antonello Angeleri e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComitivaItaliaPiemontePresMunhozeAntonelloAngeleriROB04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComitivaItaliaPiemonteROB05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia paulista, Barros Munhoz, recebeu nesta quinta-feira, 25/11, uma comitiva de deputados italianos acompanhados pelo deputado João Caramez (PSDB). Os deputados Antonello Angeleri, Andrea Buquicchio e Antonio Pepe, todos da região de Piemonte, vieram ao Brasil para dar inicio às tratativas para os eventos de comemoração do ano da Itália no Brasil. De 2011 a 2012, Brasil e Itália estarão estreitando seus laços culturais, comerciais e sociais, através de intensa programação do ano "Momento Itália-Brasil".

O presidente deu as boas vindas à comitiva e ressaltou o afeto entre Brasil e Itália, haja vista o tamanho da colônia italiana presente no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, e a grande influência italiana no cotidiano dos brasileiros, seja na língua, gastronomia, vinhos, artes, moda, música e muito mais.

Munhoz perguntou sobre as condições econômicas e políticas da região de Piemonte. O deputado Antonello Angeleri, porta-voz da comitiva, disse que o momento é de crise e que a Europa vive um momento delicado, assim, "nós tentamos reagir buscando espaço para crescer. Queremos unir a qualidade italiana com a capacidade brasileira. Desenvolvimento e reciprocidade com o Brasil para nós é o mais importante." Disse ainda que estão no Brasil também para apoiar e dar suporte às empresas italianas de pequeno porte, devido ao grande problema que a Itália enfrenta, onde, diferente do Brasil, a classe média diminuiu consideravelmente, situação que acarretou sérios problemas econômicos àquele país.

Em seguida, o presidente Barros Munhoz presenteou a comitiva com a réplica da obra de Victor Brecheret, Monumento às Entradas, agradecendo a visita. Foi presenteado com a medalha de São Miguel e diversos objetos típicos. O presidente afirmou que as relações Brasil-Itália sempre foram marcantes em nosso país, e deu como exemplo sua cidade de origem, Itapira, no interior do Estado, onde a maioria das pessoas do quadro político e administrativo da cidade é de descendência italiana. Ao se despedir, o presidente deixou claro que o ano de 2011 ficará marcado pelo grande desenvolvimento, em todos os segmentos, para Brasil e Itália.

O deputado Caramez afirmou estar envaidecido e honrado por ser o interlocutor do encontro e pretende participar e apoiar, no que for possível, num trabalho conjunto em prol da cultura e do desenvolvimento. Integraram a comitiva, além dos deputados, a senhora Monica Angeleri, Rita Marchiori, assessora do Consiglio Regionale Del Piemonte, e Laura Maria Faccio Figueroa, assessora jurídica.



Piemonte



Região situada no norte da Itália, com 4,3 millhões de habitantes e 25 400 km², cuja capital é Turim. Tem limites a oeste com a França (região Ródano-Alpes e Provença-Alpes-Costa Azzurra), a noroeste com o Valle d"Aosta, a norte com a Suíça (cantões Valais e Ticino), a leste com a Lombardia, a sudeste com a Emília-Romanha e a sul com a Ligúria. Turim é a segunda maior cidade do norte da Itália, depois de Milão. Considerada centro industrial, é sede da Fiat, tradicional indústria automobilística. No "Duomo" da cidade, encontra-se o "Santo Sudário", o que, segundo a tradição cristã, envolveu o corpo de Cristo.

alesp