Prazo final para regularização do título de eleitor


30/04/2008 17:51

Compartilhar:

Afonso Lobato na eleição de 2006<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/PADRE AFONSO ALERTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato (PV) alerta os eleitores sobre a necessidade de regularizarem sua situação com a Justiça Eleitoral até o dia 7 de maio. Esse é o prazo máximo para o alistamento eleitoral e transferência de títulos. O deputado aproveita para conscientizar os jovens sobre a importância de participarem do processo democrático das eleições, votando pela primeira vez. "Muitos jovens, que completarão 16 anos até outubro, poderão aproveitar esse plantão para tirar o título e assim participar das mudanças políticas já na próxima eleição de outubro", diz Afonso Lobato.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Afonso Lobato lembra que, de acordo com a Justiça Eleitoral, a transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de município. Nessa última hipótese, é necessário verificar se o novo endereço pertence de fato a uma zona eleitoral diferente. "O jovem que completar 16 anos até 5 de outubro pode votar nas eleições municipais de 2008, desde que solicite seu título até 7 de maio", reforça o deputado.

O deputado Afonso Lobato também lembra que eleitores com necessidades especiais têm tratamento diferenciado e podem solicitar transferência de título para uma seção especial. Caso esse eleitor não estiver inscrito numa delas, o prazo final de alistamento também é o dia 7 de maio. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, essas seções não possuem escadas, facilitando o acesso dessas pessoas à votação. "Os idosos também podem pedir transferência do título para uma seção especial", acrescenta o deputado.

O eleitor pode obter o endereço de cartórios eleitorais através do site www.tre-sp.gov.br ou www.tre-sp.jus.br. Também no site, o eleitor inscrito no Estado de São Paulo que está em dia com a Justiça Eleitoral pode emitir, na hora, a Certidão de Quitação Eleitoral. As dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Eleitor, pelos telefones 148 (ligação local para todo o Estado) ou (11) 6858-2100 (para ligações da capital). O TRE não envia e-mails a eleitores, nem autoriza nenhuma outra instituição a fazê-lo em seu nome.



padreafonso@al.sp.com.br

alesp