Formatura da primeira turma do curso de Gestão Pública


03/03/2011 19:00

Compartilhar:

Fernando Coelho, Cibele Franzece e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/FormaturaGestaoPublicaILPCibeleFranzeceROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Coelho, Cibele Franzece, Fernando Capez, Maurílio Maldonado, Uebe Rezeck, Edson Leite e Wagner Iglecias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/FormaturaGestaoPublicaILPmesaROBnomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Maurílio Maldonado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/FormaturaGestaoPublicaILPDepCapezROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Formatura da primeira turma do curso de Gestão Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/FormaturaGestaoPublicaILPFernandoCoelhoROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurílio Maldonado e Uebe Rezeck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/FormaturaGestaoPublicaILPMaurilioMaldonadoROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Paulo Kobayashi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/FormaturaGestaoPublicaILPmesaROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente atual do ILP, Roberto Lamari (dir), recebe certificado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/FormaturaGestaoPublicaILPEntregaCertificadosROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Formou-se nesta quinta-feira, 3/3, no auditório Paulo Kobayashi, a primeira turma do curso lato senso de Gestão Pública, ministrado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo, organizado em parceria com o Instituto Legislativo Paulista (ILP). Compuseram a mesa os deputados Fernando Capez (PSDB) e Uebe Rezeck (PMDB), o vice-diretor da EACH Edson Leite, os professores da USP Wagner Iglesias e Fernando de Souza Coelho, este último paraninfo da turma, e a secretária adjunta Cibele Franzetti.

Fernando Capez, representando o presidente Barros Munhoz, afirmou que há uma falsa tripartição de poderes, um desequilíbrio entre o poder Legislativo e o Executivo, principalmente, descompasso que exige o concurso de funcionários do Legislativo muito bem praparados. "Daí talvez resulte a importância deste curso, que proporciona tantos novos especialistas em Gestão Pública neste setor", disse Capez.

O diretor presidente do ILP Roberto Lamari foi um dos formandos desta primeira turma. Para ele, foi uma conquista da Assembleia e do ILP. A prova de que este é um curso considerado de boa categoria, segundo Lamari, é que já há uma segunda turma. O Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça também contrataram o curso para suas instituições.

Seu trabalho de conclusão de curso, que transformou-se em livro, versou sobre a reforma do Estado Brasileiro e o Legislativo.

"O conhecimento adquirido durante o curso vai trazer maior competência para a área de gestão pública legislativa", disse Cibele Franzetti. Wagner Iglesias acha que os alunos, após terem concluído esse curso de um ano e meio, estarão bastante qualificados para o desempenho de suas atividades profissionais.

As áreas abordadas no curso são direito, economia das finanças públicas, ciência política e sociologia, entre outras, e também workshops de políticas públicas setoriais específicas. A primeira coleção de dissertações já foi toda organizada pelo ILP e em breve deverá ser disponibilizada no Portal da Alesp.

alesp