Solene comemora os 120 anos da Imprensa Oficial


25/04/2011 22:29

Compartilhar:

Deputado Cauê Macris preside a homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/VM (32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente à solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/VM (19).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa homenageou a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo pelos seus 120 anos de existência. A cerimônia teve lugar nesta segunda-feira, 25/4, em sessão solene presidida pelo deputado Cauê Macris (PSDB).

Presentes à sessão, o presidente da Imprensa Oficial, Marcos Monteiro, o diretor industrial, Ivail José de Andrade, o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB/SP) e, representanto o secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, a ex-deputada e subsecretária para assuntos parlamentares daquela pasta, Rosmary Corrêa, falaram sobre os serviços prestados ao Estado de São Paulo e ao Brasil pela empresa centenária. Também estavam presentes a vice-presidente da empresa, Felisa Galego, e o diretor de negócios, Alexandre Araújo.



Eficiência e modernidade

Na solenidade presidida pelo deputado Cauê Macris (PSDB) em comemoração aos 120 anos da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, diversos convidados ressaltaram as qualidades da empresa e seu papel preponderante na participação à sociedade dos atos dos três Poderes e da administração pública.

Vanderlei Macris falou da importância do Diário Oficial como órgão de divulgação dos atos oficiais à sociedade, e dos 120 anos da Imprensa Oficial, fundada em 1891 como Tipografia Oficial, e hoje uma empresa moderna e tecnologicamente avançada. Também destacou o papel de comunicação desempenhado pelo Diário Oficial entre os órgãos da administração pública e sua atuação como uma das maiores certificadoras digitais de São Paulo.

Ivail de Andrade destacou o crescimento da empresa, em especial nos últimos 20 anos. Responsável pelo projeto de modernização da Imprensa Oficial, Ivail acradeceu especialmente o apoio dos cerca de 900 funcionários.

O presidente da Imprensa Oficial, Marcos Antônio Monteiro, mencionou que a empresa e a Assembleia Legislativa têm muito em comum, porque são patrimônio do povo paulista e dão transparência à administração pública, facilitando a participação popular. Segundo Monteiro, o escopo da empresa tem aumentado e, hoje, é um dos maiores e mais modernos parques gráficos do país, uma editora cujos títulos já foram diversas vezes premiados " cerca de 40 prêmios Jabuti ", e uma certificadora digital. "Poucas empresas atingem a impressionante marca de 120 anos de funcionamento com tanto sucesso", disse Monteiro, destacando tratar-se de uma empresa competitiva no mercado gráfico e editorial. "Nossa empresa, que pertence ao povo, está de portas abertas para continuar trabalhando pelo bem do Estado de São Paulo."

Representando o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, a subsecretária para assuntos parlamentares, Rosmary Corrêa, disse que a empresa dá muito orgulho a todos os brasileiros, e lembrou que leu seu primeiro Diário Oficial para ver seu nome na lista de aprovados em concurso para o cargo de escrivão de polícia.

Por fim, Cauê Macris declarou que a Imprensa Oficial é um órgão de imensa credibilidade, que vem cumprindo sua missão de publicar os atos públicos e de contribuir com a transparência do Poder Público. Também destacou os produtos que a empresa vem oferecendo e, por fim, cumprimentou diretores e funcionários. "Registro nossa admiração pelo excelente trabalho que a Imprensa Oficial vem fazendo nos seus 120 anos."



A Imprensa Oficial

Criada em 28 de abril de 1891, a Imprensa Oficial assumiu desde o início os ideais da recém-proclamada República, pautando-se pela transparência e democratização no cumprimento do seu objetivo principal: organizar e divulgar, por meio do Diário Oficial, as leis e os atos dos três Poderes no Estado de São Paulo.

Como testemunha da história do nosso país e do mundo, a Imprensa Oficial registrou fatos marcantes, como as grandes guerras da primeira metade do século 20, a Revolução Constitucionalista de 32, o Estado Novo, o regime militar e a luta pela redemocratização do país.

Em pouco mais de um século de existência, desde a compra da primeira máquina de escrever até a adoção dos sofisticados recursos da era digital, a empresa firmou-se como referência de qualidade e confiabilidade para profissionais de diversas áreas, para clientes e parceiros e para seus mais constantes usuários, os funcionários públicos.

Responsável pela publicação dos atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado de São Paulo, a Imprensa Oficial edita o Diário Oficial, jornal que publica mais de duas mil páginas diárias, divididas em nove cadernos: Executivo 1 e 2, Legislativo, Empresarial com Junta Comercial, Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, além do Diário Oficial do Município de São Paulo, mantidos também em edição eletrônica. O DO online coloca à disposição do internauta milhões de páginas do Diário Oficial, além de informações sobre concorrências, concursos, leilões, pregões e tomadas de preços no site e-negociospublicos.

A Imprensa Oficial também é editora de um grande catálogo de livros de temas relevantes sobre a história e a cultura paulistas, e suas edições já ganharam diversos prêmios Jabuti. Possui livrarias em diversos pontos da Capital, além da sede da editora, na rua da Mooca.

É uma das maiores certificadoras digitais do país. Com a certificação digital, que faz uso de sofisticados sistemas de segurança, fraudes são evitadas e garante-se a autenticidade das informações trocadas via Internet.

Saiba mais em www.imprensaoficial.com.br

alesp