"Visões Ingênuas": Graciete Borges inaugura exposição nesta segunda-feira


11/08/2006 16:36

Compartilhar:

Obra da exposição "Visões Ingênuas" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/expogracietepb.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A artista plástica Graciete Borges inaugura nesta segunda-feira, 14/8, às 14h, no Espaço Cultural V Centenário, a exposição "Visões Ingênuas". Aberta ao público de segunda a sexta-feira, a exposição poderá ser visitada das 10h às 18h.

Nascida em Irecê, na Bahia, Graciete, 53 anos, iniciou-se na pintura como autodidata, Posteriormente, foi orientada artisticamente pelo mestre José Antonio da Silva, de quem foi companheira de 1981 até o seu falecimento em 1996. Em 2004, suas obras foram selecionadas para o leilão da Companhia Paulista de Leilões e para a Bienal Naïfs do Brasil, organizada pelo Sesc de Piracicaba.

Atualmente, a artista tem obras em importantes galerias e coleções particulares no Brasil e em Portugal.

Segundo o crítico de arte e superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, Emanuel von Lauenstein Massarani, "o mundo que Graciete pinta é o da paisagem, das colheitas e das cenas campestres, tal como ela o vê em suas cores, suas luzes, suas sombras, sua vida simples e seus costumes rústicos". "A vida cotidiana nas fazendas e nos vilarejos que ele pinta com amor constitui uma observação afetuosa das ocupações diárias, uma pintura descritiva do trabalho de nosso homem do campo."

alesp