Criação da Região Metropolitana de Sorocaba recebe apoio de municípios


12/04/2006 12:48

Compartilhar:

Prefeito José Tadeu,  deputado Hamilton Pereira, vereadores Cristóvio e Nelson.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/hamilton RegiaoMetropolitanaPiedadePrefeito.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o deputado Hamilton Pereira (PT) na segunda-feira, 10/4, o prefeito de Piedade, José Tadeu de Resende, afirmou que o Projeto de Lei Complementar 33/05, de autoria do deputado, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, deve gerar o desenvolvimento da região, atendendo antigo anseio da população local.

Hamilton Pereira esteve em Piedade para apresentar o projeto aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município e pedir seu apoio visando uma rápida tramitação na Secretaria de Planejamento Estratégico, além de acelerar a aprovação na Assembléia Legislativa.

Segundo o projeto, Sorocaba será o município-sede da Região Metropolitana, que, por critérios geográficos, abrangerá também os municípios de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque e Votorantim. O objetivo é organizar e planejar funções públicas de interesse comum dos municípios, como planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social e turismo.

O prefeito José Tadeu afirmou que a iniciativa deve alavancar o potencial turístico de Piedade, ressaltando a necessidade de integração entre os municípios para o desenvolvimento de um planejamento integrado e declarando seu apoio à iniciativa. Ao destacar a necessidade de potencializar o comércio da produção agrícola, os vereadores Nelson Prestes de Oliveira, presidente da câmara, Jair Ayres de Pontes e Cristóvio Batista Domingues manifestaram apoio ao projeto.

Problemas no município

Hamilton Pereira também passou pela Vila Moraes, onde se reuniu com alguns moradores com objetivo de dar retorno sobre as demandas que foram encaminhadas a ele pelo vereador Cristóvio, como investimentos em saneamento básico, uma vez que o esgoto ali corre a céu aberto, ladeando várias casas, apesar da existência, no local, de galerias instaladas pela Sabesp em 2001.

O deputado informou aos moradores que está encaminhando à Sabesp requerimento de informação dos municípios de Piedade e de Botucatu, questionando sobre a situação do local e quais iniciativas serão tomadas para resolver o problema, considerando que os moradores pagam as devidas taxas dos serviços.

Hamilton Pereira também encaminhou indicações reivindicando a recuperação do piso e cobertura da quadra poliesportiva da Escola Estadual Professora Maria Ignes Araújo Paula Santos, além da recuperação do teto da escola, que está com infiltrações. Pediu ainda a solução para um fosso de elevador, cuja construção não foi concluída e, hoje, representa risco para a comunidade escolar.

O diretório municipal do PT solicitou a Hamilton Pereira a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade. Segundo o professor Geremias, a unidade viria a atender a grande demanda representada pelo alto tráfego de veículos na rodovia SP-79, que liga Sorocaba ao litoral sul. Segundo conversas mantidas com a Polícia Militar local, a nova unidade poderia ser instalada no prédio do Batalhão da PM de Piedade.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp