Audiência pública sobre a RM em Francisco Morato


28/04/2011 17:21

Compartilhar:

Deputado Pedro Bigardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/PEDROBIGARDIFRANCISCOMORATOw.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Pedro Bigardi, líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, garantiu a realização da audiência pública sobre a reorganização da Região Metropolitana de São Paulo em Francisco Morato. As discussões acontecerão na próxima segunda-feira, 2/4, a partir das 18h, no Teatro Laura Bressane, localizado no Centro Social Urbano (CSU), na rua Virgílio Martins de Oliveira, 793.

Além da população moratense, são esperados vereadores e representantes de lideranças comunitárias das cidades de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha e Mairiporã para discutir o Projeto de Lei Complementar 6, de 2005. No total, 39 municípios seriam atingidos pela reorganização, inclusive Francisco Morato. O prefeito daquela cidade, Zezinho Bressane (PT), também já confirmou participação.

De acordo com Bigardi, há muito tempo não há uma discussão do Estado com a população em relação às mudanças necessárias para a melhoria da qualidade de vida. "Sou engenheiro civil e trabalho com planejamento urbano há 32 anos. Nas últimas três décadas, o planejamento deixou de existir na Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A). Parece que o Estado abdicou de fazer este planejamento", ressaltou o deputado, lembrando que existem hoje três regiões metropolitanas: Campinas, Baixada Santista e a de São Paulo.

O deputado reforçou a necessidade da criação de mecanismos responsáveis por dar sustentação à iniciativa. "Apresentei uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para que as regiões metropolitanas, aglomerados e microrregiões constituídas tenham um plano diretor regional. O objetivo é garantir que haja debates e aplicação do planejamento."OT



pbigardi@al.sp.gov.br

alesp