Deputado visita secretário de Ensino Superior


13/04/2007 18:49

Compartilhar:

Deputado Gilmaci com o Secretário Pinotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Gilmaci Pinotti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Gilmaci Santos esteve nesta quinta-feira, 12/3, com o secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti. O encontro aconteceu no gabinete do secretário, onde foram discutidos vários assuntos de interesse da comunidade paulista, sobretudo a mais carente.

Uma questão que preocupa tanto o secretário quanto o deputado é a quantidade de jovens oriundos das escolas públicas que não conseguem vaga no ensino superior, dada a concorrência, em certo aspecto, desleal. As escolas públicas formam cerca de 500 mil jovens por ano no ensino médio. Em contrapartida, as universidades públicas estaduais " USP, Unesp e Unicamp ", ao todo, disponibilizam 19 mil vagas nos vários cursos que oferecem.

Os alunos aprovados nos vestibulares são, em sua grande maioria, de escolas particulares ou de cursinhos, com melhor preparo e mais condições de acesso a livros didáticos de ótima qualidade, comparados com os livros, muitas vezes desatualizados existentes nas bibliotecas de muitas escolas públicas.

A intenção do secretário, totalmente esposada por Gilmaci Santos, é a concessão de bolsas de estudo, custeadas pelo Estado, aos alunos que mais se destacam no decorrer dos cursos ministrados no ensino médio.

Ainda em fase de estudos, a proposta de Pinotti foi considerada pelo deputado "muito justa, já que trará esperança àqueles que vislumbram um lugar digno no mercado de trabalho".

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp