Caconde: privilegiada pela natureza

Estância
30/01/2008 20:07

Compartilhar:

Santuário Imaculada Conceição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Santuario_Imaculada_Concei.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vista parcial do município de Caconde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/800px-Vista_Parcial_de_Caconde.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Represa Caconde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/represa caconde.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Capela de Nossa Senhora da Caconde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Capela_de_Nossa_Senhora_da_Con.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O desbravamento do território do atual município de Caconde ocorreu em meados do século XVII, quando o capitão Pedro Franco Quaresma e outros, atraídos pela descoberta de catas auríferas, dirigiram-se para a região. Documento antigos sugerem que nestas paragens estiveram, no ano de l765, pessoas à procura de ouro. Com a notícia de descoberta do ouro, o povoado desenvolveu-se às margens do ribeirão Bom Sucesso, que foi elevado à categoria de freguesia. O lugar denomina-se Nossa Senhora da Conceição das cabeceiras do Rio Pardo, conhecido como Caconde. O distrito foi criado em 1.775. Terminado o ciclo do ouro, o homem foi se fixando à terra e iniciou-se o ciclo agropastoril. Por volta de 1.810, mineiros tomaram posse de grande parte das terras onde existia a antiga freguesia. A lei Provincial 6, de 5 de abril de 1.864, criou a vila e o município foi instalado à 21 de janeiro de 1.865, sendo incorporados os seguintes municípios : Sapecado, Mococa, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Barrânia; em 24 de março de 1.874 constituiu-se a Comarca de Caconde, pela Lei nº 10, sancionada pelo presidente da Província de São Paulo, o Dr. João Teodoro Xavier. Em 09 de março de 1.883, elevação à Cidade, pela Lei 10, sancionada pelo presidente da Província de São Paulo, o conselheiro Francisco de Carvalho Soares Brandão, e finalmente, Caconde passa à condição de estância climática pela Lei 9.275 de 05 de abril de 1.966.

Caconde é privilegiada pela natureza. Na área do Município encontram-se as mais belas cachoeiras, montanhas, rios, lagos e matas da região, fatores determinantes para o desenvolvimento do ecoturismo. Com 860m de altitude, ocupa uma posição privilegiada na serra da Mantiqueira. Com sua natureza exuberante, oferece um cenário de rara beleza, com centenas de espécies animais e vegetais da Mata Atlântica, que podem ser observadas em seu habitat natural. O clima ameno tem uma temperatura média anual de 20°C que elevou o município à categoria de estância climática.

alesp