Melhoramento genético do gado leiteiro em Lins


16/03/2009 21:27

Compartilhar:

Pedro Tobias discursa durante o lançamento do programa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PEDROTOBIASGENETICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pedro Tobias (PSDB) participou na última sexta-feira, 13/3, da cerimônia de lançamento do Programa de Melhoramento Genético do Gado Leiteiro, no município de Lins. A solenidade foi realizada no Rancho do Criador, no Sindicato Rural de Lins.

Durante o evento, Pedro Tobias destacou a importância deste programa e elogiou a parceria, especialmente a participação do poder público municipal. "Esse programa vai baratear o custo da produção e melhorar a qualidade do leite comercializado e consumido na região. Essa experiência é pioneira e vai elevar o Brasil aos níveis dos países do primeiro mundo. Todos os envolvidos estão de parabéns, especialmente a Prefeitura de Lins, que está acreditando em um programa de avanço tecnológico que vai proporcionar desenvolvimento socioeconômico da região", salientou Pedro Tobias.

O programa é desenvolvido em parceria entre a prefeitura de Lins, o Sindicato Rural e os pequenos produtores locais. A prefeitura faz a compra de hormônios e contrata os veterinários. O Sindicato entra com a infraestrutura logística e a experiência tecnológica, enquanto os 26 produtores que já aderiram ao programa pagam de R$ 18 a R$ 60 por inseminação.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Lins, Nelson Castanho, o programa nasceu como uma alternativa ao avanço da monocultura da cana-de-açúcar e também para resgatar o potencial da produção de leite na região. "A região de Lins já foi a segunda bacia leiteira do Estado e queremos voltar ao cenário nacional produzindo excelentes matrizes leiteiras, que tinham altos preços nos tradicionais leilões", ressaltou Castanho.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp