Museu de Arte do Parlamento - Marie Satake


09/11/2010 14:10

Compartilhar:

Alhambra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/MUSEUDEARTEOBRAMARIE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marie Satake <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/MUSEUDEARTEMARIESATAKE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marie Satake cria atmosferas especiais em resposta a solicitações de natureza interior



O elemento positivo da pesquisa de Marie Satake é constituído por uma tendência ao essencial, o que leva o pintor a não ter nenhuma dúvida ou incerteza. Procedendo através de rápidas sínteses, alcança na medida dos planos tonais e na harmonia plástica formas que correspondem a um autêntico sentimento expressivo.

Do instinto da artista nasce a exigência de cores quentes, fortes e decisivas, que não conhecem dúvidas nem meios tons, tudo entendido e dirigido no sentido de criar certas atmosferas típicas, através de um pastel nervoso que responde a solicitações de natureza interior.

Domínio técnico, equilibrada distribuição das massas sobre a superfície e uma invejável paleta cromática são elementos indicativos de sua forte personalidade artística.

A imagem de suas obras se torna quase ofuscada e deixa filtrar a luz que unifica os corpos e os rende mais uma vez natureza, numa solitária, às vezes, desesperada dialética de existência e de ser, de percepção e de forma. Tudo é revelado como atitude e visão das coisas, como tensão da descoberta movendo além da imaginação, uma perspectiva de solidão.

Em "Alhambra", obra a pastel doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Marie Satake transmite a sensação de que sua verdade de pintora tem consistência tanto na emoção quanto na visão.



A Artista



Marie Satake nasceu em São Paulo em 1954, ano que se comemorava o quarto centenário da cidade.

Formou-se em hematologia e hemoterapia na Faculdade de Medicina e realizou seu mestrado em análises clínicas na Faculdade de Medicina e Bioquímica da Universidade de São Paulo.

Paralelamente a suas atividades médicas como chefe técnico do serviço de hematologia do Hospital do Servidor Público Estadual, preceptora de residência médica e internato daquele serviço e médica auditora do Geap, dedica-se a atividades artísticas.

Há alguns anos segue cursos de pintura a pastel e a óleo sobre tela no ateliê do consagrado artista Maurício Takiguthi.

Vem participando de diversas mostras em galerias e espaços culturais e teve obra classificada no 17° Salão de Artes da Associação Comercial de São Paulo, em Pinheiros.

Possui obras em coleções particulares no Japão, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp