Deputado mais votado destaca o Parlamento como interlocutor entre sociedade e governo


15/03/2011 20:35

Compartilhar:

Bruno Covas foi conduzido ao segundo mandato com a votação mais expressiva do Parlamento: 239.150 votos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/BrunoCovasPosse6292ZED.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dos mais jovens parlamentares do Legislativo de São Paulo, o deputado Bruno Covas (PSDB) foi conduzido ao segundo mandato com a votação mais expressiva do Parlamento: 239.150 votos.

Acostumado à vida pública, não só por ser neto de Mário Covas, ex-governador do Estado de São Paulo, Bruno Covas foi o primeiro secretário da Juventude do PSDB em dois mandatos (1999 a 2001 e 2001 a 2003), presidente estadual da Juventude do partido, também por dois mandatos (2003 a 2005 e 2005 a 2007). Atualmente é presidente nacional da Juventude do PSDB.

Decidido a aprender a complexidade da rotina de uma casa legislativa, em 2005, o jovem advogado santista foi assessor da liderança do Governo na Casa. Em 2007, candidatou-se a uma vaga no Legislativo paulista, sendo eleito com 122.312 votos.

Durante seu mandato, Bruno Covas foi considerado um dos deputados mais atuantes da Assembleia Legislativa, conquistando ainda mais visibilidade ao presidir a Comissão de Finanças e Orçamento por dois anos e a relatoria do Orçamento estadual, também por dois anos consecutivos.

Em entrevista ao Diário da Assembleia, o parlamentar, que se licenciou do mandato de deputado logo após as eleições para assumir o cargo de secretário do Meio Ambiente, enfatizou que a população avaliou seu trabalho referente ao período de 2007 a 2010. "Em 2014, serei avaliado pela minha atuação à frente da secretaria."

As diferenças entre as atividades de deputado e de secretário existem. Afinal, uma das responsabilidades do deputado é fiscalizar o governo e sua atividade como secretário é representar o Executivo. "Mas a Assembleia Legislativa é a casa do debate. E debate é justamente o que queremos na secretaria. Queremos dialogar com as pessoas que nos procuram, sejam elas do setor produtivo ou de ONGs."

Bruno Covas considera a relação entre o Legislativo e o Executivo saudável e produtiva. "O governador, que já foi deputado estadual, compreende que a Assembleia é representante do povo paulista. E, ao receber um representante do Legislativo na secretaria, entendo que ele espera o desempenho desse papel de interlocutor entre os setores da sociedade."

alesp