TV Alesp aborda doenças renais


12/03/2010 19:52

Compartilhar:

Programa "Saúde e Vida" da TV Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ESTEVAMGALVAOPARTICIPADEPROGRAMADESAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembleia, Estevam Galvão, participou, no dia 10/3, da gravação do programa "Saúde e Vida", pela TV Assembleia. O parlamentar falou sobre as doenças renais crônicas e a importância da prevenção desta enfermidade, além do trabalho das autoridades para que o serviço seja mais acessível à população.

O programa contou com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Emanuel Burdmann, e do presidente da Associação Obreira Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, Paulo Luconi, que falaram sobre as dificuldades que a nefrologia enfrenta e as formas de prevenção da doença.

Estevam entende que é obrigação de toda autoridade trabalhar em prol da saúde da população. "É uma obrigação de todos os políticos, sejam eles autoridades do Legislativo ou do Executivo. Nosso trabalho é chamar a atenção dos governantes sobre esta doença. Trata-se de um problema que atinge cerca de 10% da população adulta, mas ouvimos falar muito pouco sobre isso. A prevenção pode ser feita a um custo baixíssimo, através do exame de urina e creatinina. Campanhas realizadas pelo governo contribuiriam sobremaneira para reduzir esse percentual de doentes renais crônicos", afirmou o deputado.

Emanuel afirmou que o custo da prevenção não chega a R$ 1 por pessoa, mas uma única sessão de diálise custa ao Estado, por pessoa, mais de R$ 180.

O parlamentar possui projeto de lei em tramitação na Assembleia que autoriza o governo do Estado a conceder isenção ou desconto no custo da água utilizado nas sessões de diálise e hemodiálise. O projeto está pronto para a Ordem do Dia.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp