Solenidade comemora 50 anos de assessoria da PM


25/11/2004 20:35

Compartilhar:

Policiais militares durante evento no Hall Monumental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/pm1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Sidney Beraldo saúda os PMs da assessoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/pm4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Policiais militares comemoram  50 anos de prestação de serviços à  Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Jubileu PM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da polícia militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/pmbanda.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beraldo homenageia comandante do corpo musical da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/pm2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

Dezenas de policiais militares organizavam-se no Hall Monumental da Assembléia Legislativa na tarde desta quinta-feira, 25/11. Nem o forte calor foi capaz de impedir o comparecimento de parlamentares, oficiais e admiradores vindos para saudar a instituição que há 50 anos presta serviços à Casa de Leis do Estado de São Paulo.

Há meio século a Assessoria da Polícia militar destaca-se como órgão de assessoramento aos parlamentares e funcionários da Assembléia Legislativa, responsável pela manutenção da ordem e pela segurança física das instalações do Palácio 9 de Julho.

A cerimônia teve início com a chegada do presidente da Assembléia, deputado Sidney Beraldo, recebido pela banda da Polícia Militar. Depois de devidamente posicionada, a tropa prestou continência ao presidente e junto com a banda entoou a Canção da PM. Deu-se início, então à seqüência de homenagens: mimos foram entregues ao Presidente e aos secretários da mesa diretora, deputado Emidio de Souza e deputado José Caldini Crespo; 11 policiais militares receberam Láurea de Mérito Pessoal e os policiais escolhidos como "policial do mês" entre janeiro e outubro deste ano foram agraciados com homenagens.

Homenageada também, a banda da polícia militar foi lembrada por sua presença nas sessões solenes de segundas e sextas-feiras.

Responsabilidade redobrada

Em seu discurso, o presidente Beraldo saudou a cada um dos PMs da assessoria. "São 50 anos de serviços prestados a essa casa e, conseqüentemente, prestados à democracia", disse ele. "A PM tem demonstrado que está à altura do Estado de São Paulo". Também orgulhoso, o coronel PM Pereira, sub-comandante da Polícia Militar, destacou a responsabilidade redobrada que têm esses policiais ao exercerem um ofício tão nobre. Um coquetel no Salão dos Quadros marcou o encerramento da grande festa.

Um pouco de história

Até 1954, a segurança do Palácio 9 de julho ficava a cargo da já extinta Guarda Civil, por intermédio de sua Divisão de Policiamento e Serviços da Assembléia Legislativa, enquanto o Assessoramento Militar era realizado por um oficial da Força Pública Paulista. O primeiro chefe da Assessoria Militar de quem se tem notícia foi o Cel Res PM Wilson Alves de Andrade, sendo que desde então passaram pela Assembléia 28 chefes.

A configuração atual da Assessoria Militar atuante na Alesp é resultado da união do segundo pelotão da terceira Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIPGd) e a antiga Assistência Militar da Assembléia Legislativa (AMAL). O corpo conta hoje com 128 policiais militares, oficiais e praças devidamente comandados pelo Coronel PM Ademir Aparecido Ramos.

alesp