Autorizada verba para restauro da capela do Monte Serrat


22/02/2010 10:24

Compartilhar:

Sayad e Barbosa (na frente, à esquerda e à direita, respectivamente), durante a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/PAULOALEXMONTESERRAT.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por intermédio do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o governador José Serra autorizou o repasse de R$ 100 mil do Orçamento estadual para as obras de recuperação do imóvel que abriga o santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos.

Oriundos de emenda apresentada pelo deputado, os recursos deverão ser liberados, ainda neste semestre, mediante a assinatura de convênio. No final do ano passado, o parlamentar já havia obtido R$ 100 mil para o Museu de Arte Sacra de Santos, após reunião com o secretário estadual da Cultura, João Sayad.

"O dinheiro para as obras na capela já está garantido. Falta apenas a análise da documentação que será entregue pela diocese", explicou o deputado. Ele destacou a importância histórica e cultural do imóvel: "É uma construção que faz parte da vida da cidade".

"Tudo será feito de acordo com o padrão da época", explicou o arquiteto Jaime Calixto, responsável pela Curadoria do Patrimônio Material de Arte Sacra da Diocese de Santos.

Para Calixto, foi de fundamental importância a ajuda do deputado, "que tem participado das discussões que envolvem a recuperação de sítios históricos da cidade". Uma das propostas de Barbosa é a criação do curso de pós-técnico de restauro de bens culturais, no qual os alunos poderiam atuar em projetos de restauro na região.

Em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan), a capela do Monte Serrat foi construída entre 1599 e 1610. Em 1954, Nossa Senhora do Monte Serrat foi declarada padroeira da cidade.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp