Museu de Arte do Parlamento - Mitiko Yanagui

As novas criações de Mitiko Yanagui refletem dinamismo vital e força cósmica
15/04/2011 14:03

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Forças Cósmicas" Clique para ver a imagem "> Mitiko Yanagui<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/MITIKOYANAGUI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A recente pesquisa de Mitiko Yanagui é animada por fantasiosas ascensões cromáticas através de uma meditada estruturação visual e espacial onde a luz desenvolve um papel essencial, decompondo em ritmos fluidos as formas da própria emoção. Os elementos plásticos da realidade são transformados pela artista em movimentos relacionados à construção dos diversos tons cromáticos.

Podemos identificar que a nova fase de Mitiko Yanagui revela uma pintura a jato e que a cor resultante é de vida. Para uma compreensão mais profunda da artista devemos acrescentar que o seu pintar impulsivo é, sem dúvida, determinado pela vida sempre mais convulsa e frenética do ritmo que o ser humano imprime e onde tudo se transforma num fato essencial à sua realização.

Resultante da troca de emoções que a vida sempre mutante, suscita no espírito da artista, novas formas aparecem em cada criação, cujo cromatismo exerce a específica função de dar à obra um dinamismo vital quase uma força cósmica da própria existência.

Com a ruptura de Mitiko Yanagui com o seu passado artístico na Shadow Art, surge hoje uma nova artista no estilo e na técnica que sabe aproximar com sensibilidade e bom gosto as cores mais disparatadas.

A obra "Forças Cósmicas", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos revela uma paisagem marinha de sonhos que transparece através de ondas criando um unitário ritmo orgânico sobre o qual a cor pontualiza o interior processo osmótico em direção a uma maior espacialidade da imagem, mas também a rarefeitas atmosferas luminosas.



A Artista



Mitiko Yanagui, nasceu em Martinópolis, São Paulo em 1942. Transferindo-se para São Paulo, paralelamente a outras atividades criativas, instalou seu atelier.

Inicialmente de formação autodidata inspirou-se na obra do artista Anthony Pieck, frequentando a seguir um curso de Shadow Art. Realizou inúmeras viagens pelo exterior principalmente em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Japão, Cingapura, Malásia, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Estados Unidos e Canadá onde completou seus conhecimentos artísticos na especialidade.

Sua primeira exposição individual foi realizada em 2005 no Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina em São Paulo onde mereceu o devido reconhecimento de público e de crítica. A seguir expôs no Espaço Candido Portinari, no Palácio 9 de Julho, no Espaço Cultural do CRC de São Paulo e na Casa da Fazenda do Morumbi.

Recebeu recentemente uma medalha ao mérito da Academia Latino Americana de História e Cultura, e possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no Japão, bem como em acervos oficiais como o da Associação Paulista de Medicina, do Conselho Regional de Contabilidade e do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp