Assembléia aprova projeto de lei para acompanhamento da gravidez na adolescência
A Assembléia Legislativa aprovou, em 11/9, projeto de lei da deputada Haifa Madi (PDT) que cria o Programa de Orientação em Saúde e Atendimento Social à Gravidez Precoce e Juvenil, destinado a crianças, adolescentes e jovens gestantes.
O PL 403/2007, que foi remetido para sanção do governador, visa criar um cadastro das gestantes menores de 21 anos que forem atendidas pelo SUS. A partir daí, haverá uma avaliação do risco social da mãe e da criança e encaminhamento para programas públicos que garantam as condições mínimas de sobrevivência de ambos, como moradia, alimentação, atendimento médico, emprego, vaga em creche e, posteriormente, escola para a criança até o ensino básico obrigatório.
A gestação na adolescência é um problema mundial de saúde pública, pois atinge, principalmente, a classe social mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não planejada. Haifa Madi explica que, além dos riscos biológicos para a mãe e para a criança, a gravidez na adolescência traz transtornos emocionais e econômicos para os núcleos familiares onde ocorre. "A interrupção do processo de formação do indivíduo - que é obrigado a deixar a escola e excluído do mercado de trabalho - e a falta de apoio da família e dos amigos, entre outros, são alguns dos dilemas que os adolescentes são obrigados a enfrentar quando se vêem à espera de um filho não planejado".
Por isso, a deputada, que também atua como coordenadora de Mulheres do PDT/Baixada Santista, lançou ainda uma campanha para alertar pais e adolescentes, somando esforços com a iniciativa do governo. "Não podemos nos omitir. Os jovens precisam de diálogo com as famílias e de informação. Somente assim poderemos fazer com que essa realidade mude. Os pais não devem fechar os olhos para esse problema. Por ano, são 100 mil casos de gestantes entre 10 e 20 anos somente no Estado de São Paulo", afirmou Haifa.
hmadi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições