Paulista Futebol Clube é homenageado pelos seus 100 anos


15/05/2009 21:02

Compartilhar:

Ato solene em comemoração ao centenário do Paulista Futebol Clube, de Jundiaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/atosolpaulistaMAC 01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 100 anos do Paulista Futebol Clube são comemorados na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/atosolpaulistaMAC 01 (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Pedro Bigardi (PCdoB), realizou-se, nesta sexta-feira, 15/5, no auditório Franco Montoro, ato solene em comemoração ao centenário do Paulista Futebol Clube, de Jundiaí.

O parlamentar, que assumiu o mandato em 23/3/2009, ressaltou a importância local da agremiação esportiva. "A importância do clube excede simples vitórias ou derrotas, uma vez que é o objeto perene da paixão dos torcedores da região, e resultado dos esforços das pessoas que com perseverança o construíram",

O deputado Olimpio Gomes (PV) lembrou aos jundiaienses o empenho do deputado Bigardi que, em sua opinião, é "um aguerrido defensor da cidade".

Eduardo Palhares, atual presidente do clube, ao falar do centenário, destacou que em tempos difíceis muitos clubes pelo mundo afora sucumbem, mas que o Paulista é um exemplo de perseverança ao manter em funcionamento equipes de base e garantir uma infraestrutura, para que um time preparado, em tempos melhores e com alguma ajuda, possa vir a defender as cores da agremiação.

O Paulista Futebol Clube foi fundado no dia 17 de maio de 1909, por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Como entidade esportiva, sucedeu ao Jundiahy Foot Ball Club, fundado em 1903 pelo escocês Thomas Scott, principal contramestre das oficinas. Esse primeiro clube atendeu aos funcionários da ferrovia entre 1903 e 1908.

Nos primeiros anos de sua existência, por não haver competições organizadas na cidade, a atividade futebolística do Paulista se limitava a disputas internas entre os associados e esporádicos jogos amistosos contra outras equipes.

Em 1919, o Paulista filiou-se à Associação Paulista de Esportes Athléticos (A.P.E.A.) e passou a disputar o Campeonato do Interior, tendo como adversários Ponte Preta, Guarani, Rio Claro, XV de Piracicaba, Comercial, Taubaté e Corinthians Jundiaiense, entre outros. Logo em seu primeiro ano na competição, o Paulista sagra-se campeão da fase.

Também saudaram o centenário dirigentes, ex-atletas, vereadores, representantes das torcidas organizadas e a presidente do PCdoB estadual, Nadia Campeão, representando o Ministro dos Esportes, Orlando Silva.



Principais conquistas do clube:



2005- Copa do Brasil



2004- Vice-Campeonato Paulista Séria A1



2001- Campeonato Brasileiro Série C



2001- Campeonato Paulista Série A2



1999- Copa Estado de São Paulo



1997- Campeonato Taça São Paulo de Futebol Junior



1984- Vice-Campeonato Paulista - Divisão Intermediária " acesso



1968- Campeonato Paulista - Divisão Intermediária



1967- Campeonato Amador Estadual



1931- Campeonato Amador Interior



1930- Campeonato Amador Interior



1924- Campeonato Amador Interior



1921- Campeonato Amador Interior

alesp