Espaço, cor e luz são de fato dados objetivos da natureza que estão envolvidos na obra de Ademilson Passos e carregam o traço pictórico de significados precisos e autênticos. No âmbito de tal linguagem, sua pintura é meditada e partícipe, e a cada vez supera cada conteúdo ou mensagem, na medida em que a cor descobre de forma autônoma e em chave artística a presença essencial da natureza na vida do ser humano. Ademilson Passos é um artista que traz dentro de si inúmeros estímulos do ambiente onde vive. Suas obras são sempre marcadas pela mesma inconfundível linguagem e são explícitas de uma bem precisa matriz cultural em dialética com o ambiente. Sua obra oferece componentes a uma fácil interpretação e a uma leitura do realismo com que interpreta a natureza brasileira. Trata-se de um resgate visceral, sugestivo, mas formalmente medido e consciente, feito através de um discurso que mostra o equilíbrio entre uma componente lírica e o realismo no fluir do diálogo homem-natureza. Um tal confronto se oferece como chave interpretativa do homem e de sua obra pois que, nos termos mediados pela paisagem da própria terra, é possível descobrir o sentido preciso de um testemunho e de uma orientação carregada de significados. A obra Entrada de Fazenda, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, inspira serenidade, onde a tensão se dissolve na luz. O artista A. Passos, pseudônimo de Ademilson Costa Ramos de Passos, nasceu em Juquiá (SP), em 1976. Reside atualmente em Itanhaém, onde instalou seu ateliê e realiza cursos de pintura. Iniciou seus estudos artísticos aos 12 anos de idade com o pintor Orlando Bifulco Sobrinho (1989) e cursou desenho técnico civil no Senai de São Paulo (1991). Esteve presente em diversos workshops: sobre historia da arte, com o professor Martinelli Danzi; em aquarela e pastel, com a artista Suzana Matos (2001); em exposições, com a museóloga Liliana Di Bella Napolitano (2002); em pintura, com Ismael J. Condotto, e escultura, com Liliana Di Bella Napolitano (2003); em pintura, com o artista Waldir Mariano (2004); e de capacitação pedagógica, no Departamento de Cultura de Itanhaém (2005). Realizou exposições individuais na Casa do Barão, Itu, SP, e na Edward Art Gallery, Itanhaém, SP (2003). Participou das seguintes mostras coletivas: Eco Rio, Rio de Janeiro, RJ (1992); I Expo, Retratos de Itanhaém, SP; I Expo do Espaço Cultural da Caixa Econômica, Peruíbe, SP; III Salão Metropolitano da ACM, São Paulo, SP (1993); I Consórcio de Arte Coletiva, Santos, SP (1994); Homenagem a Itanhaém, SP; XVI Semana Benedito Calixto, Santos, SP (1995); Oficina Cultural Tom Jobim, Peruíbe, SP (1996); "Marinhas", Centro Cultural de Monte Mor, SP; II Encontro de Artistas da Fortaleza de Itaipu, Praia Grande, SP; XVII Semana Benedito Calixto e XII Salão de Artes Plásticas, Santos, SP (1997); Operação Litoral Vivo, Itanhaém, SP (1998); I Salão de Artes Plásticas de Mongaguá, SP (2000); V Mostra de Artes Emidio de Souza, Lions Club de Itanhaém, SP (2003); e Espaço Cultural Portinari, Assembleia Legislativa de São Paulo (2006). Recebeu inúmeros prêmios de pintura, menções honrosas e medalhas de bronze e prata em diversos salões de arte nacionais. Possui obras em diversos acervos no Brasil e no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.