Debate sobre o projeto do VLT na Baixada


24/03/2010 16:53

Compartilhar:

José Luiz Portella e Paulo Alexandre Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/PAULOALEXVLT.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será novamente debatido com a população antes da publicação do edital de licitação da obra, prevista para ocorrer no início de junho. A informação foi dada por Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) após apresentar pedido de audiência pública ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante o seminário Baixada em Ação 2010 " Crescimento com Sustentabilidade.

A primeira etapa do Metrô Leve prevê a ligação entre os bairros Barreiros, em São Vicente, e Valongo, no porto de Santos. A data e o local da audiência devem ser definidos nos próximos dias.

"Em razão da relevância do projeto, a realização da audiência antes da elaboração e publicação do edital vai permitir a coleta de sugestões que poderão aperfeiçoá-lo. Essa fase é muito importante, pois antecede a assinatura de convênio entre as prefeituras de Santos e de São Vicente e o governo do Estado", ressaltou Paulo Alexandre.

O sistema será viabilizado mediante Parceria Público Privada (PPP) na modalidade concessão patrocinada. O investimento total está orçado em R$ 688 milhões. As prefeituras de Santos e de São Vicente devem participar com investimento adicional de R$ 35 milhões em obras no entorno da faixa do VLT.

O trajeto dessa linha será de 11,2 km, com três terminais e 13 paradas, para uma frota inicial de 10 veículos, sendo que cada um terá capacidade para transportar cerca de 400 pessoas.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp