Estância turística de São Pedro : Tranquilidade e aventura perto de você

Estâncias Paulistas
21/07/2010 19:46

Compartilhar:

Cascata Dorigon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/SAOPEDROCascataDorigon.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Santo Antonio de Pádua<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/SAOPEDROsantoantonio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Boulevard de Artes e Artesanato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/SAOPEDROBoulevarddeArteseArtesanato.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira do Saltão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/SAOPEDROcachoeiradosaltao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Balonismo em São Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/SAOPEDRObalonismo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque Maria Angélica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/SAOPEDROParqueMariaAngelica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Feira do Produtor Rural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/SAOPEDROfeiradoprodutorrural.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Distante apenas 190 Km da capital, a Estância Turística de São Pedro é opção bastante procurada por turistas de todo o Estado de São Paulo. Conhecida por suas belezas naturais e pela Serra do Itaqueri, que parece abraçar a cidade e seus visitantes, São Pedro é uma ótima alternativa para os que buscam o contato com a natureza, as práticas de esporte e para aqueles que querem apenas um pouco de descanso e lazer, conservando a tranquilidade típica de cidades do interior.

Para passeios, as opções são muitas: nos finais de semana acontece a Feira de Artes e Artesanatos, com presentes e souvenirs que agradam a todos; para aqueles que gostam de passear ao ar livre, o Parque Maria Angélica é uma boa pedida, com um lago no centro, pedalinhos e bancos à sombra das árvores. Outro ponto que não pode ser deixado de lado é o Parque do Cristo, no alto da Serra, onde, ao pé do Cristo, pode-se aproveitar uma das mais belas vistas da cidade.

Os mais aventureiros podem conhecer as cachoeiras no Alto da Serra. Entre tantas outras, a Cascata Dorigon é uma das mais belas da cidade, com acesso bastante fácil, ótima opção para aqueles que procuram opções menos "radicais". Para os que preferem uma boa aventura, há o Saltão e a Cachoeira do Astor, ambos na divisa entre a cidade e os municípios de Brotas e Itirapina, com acesso asfaltado na maior parte do percurso.

O Museu Gustavo Teixeira, próximo à Praça da Matriz, guarda tesouros da história da cidade e recebe diversas exposições, oferecendo aos visitantes um pouco da memória são-pedrense e da cultura local.

A rede hoteleira possui capacidade ampla para atender a todos, hoje com 3.000 leitos, variando de hotéis luxuosos a pousadas mais simples e familiares, sempre com o atendimento diferenciado e caloroso do interior.

A cidade de São Pedro é reconhecida pela Igreja Católica como Santuário de Santo Antônio de Pádua por abrigar, desde 1994, uma relíquia autêntica do "Santo Casamenteiro", doada por Dom Eduardo, bispo da Diocese de Piracicaba, à Igreja de Santo Antonio, localizada no alto da serra. A relíquia, um pedaço da pele do Frei Franciscano, canonizado em 1232 pelo Papa Gregório IX, encontra-se exposta no altar da Igreja que recebe devotos de toda a região e até de lugares distantes, em busca de graças.

A igreja de Santo Antônio mantém vivas duas importantes tradições ligadas a Santo Antônio: a distribuição do bolo e do pão bento. Na tradicional quermesse, realizada há mais de cem anos, sempre no mês de junho, as moças solteiras podem comer o bolo de Santo Antônio, com a promessa de que assim encontrarão um bom partido. Anualmente centenas de jovens comem o bolo e muitas voltam para agradecer a graça alcançada, já de aliança na mão esquerda.



Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Pedro

alesp