Artistas, poetas e pássaros cantam a chegada da primavera em cores

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
22/09/2006 18:15

Compartilhar:

<b>Vaso de Flores</B> Josifa Aharony <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera obra_josifa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <b>Leitura ao Ar Livre</b> W. Vitorino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera obra w.vitorino.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <b>Thumbergia Grandiflora</b> Samira Darwiche<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera obra_samira_darwiche.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <b>Bromélia</b> Célia Canosa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera obra_celia_canosa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <b>Floral com Aquário</b> José Galvão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera OBRA_GALVAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <b>Natureza em Flor</b> Julia Vespa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Primavera obra julia vespa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após um inverno sui generis e bem pouco representativo, a primavera chegou. E, com ela, dias mais longos, temperatura mais elevada e o desabrochar das flores, colorindo jardins, parques e florestas.

Artistas e poetas nunca deixaram de saudar sua chegada. Assim, nos associamos à data reproduzindo nestas páginas obras do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo em que se pintou a primavera. E transmitindo cores e perfumes, juntamente com a mensagem que Cecília Meireles nos deixou sobre a nova estação que se inicia:

"Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor. Tudo isto para brilhar um instante apenas, para ser lançado ao vento " por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida " e efêmera."

Jardim Inglês " Isidro Cistarè " "Isidro Cistarè estabelece um colóquio no qual o artista se torna o interlocutor que transmite um discurso envolvente como uma melodia densa de infinito lirismo."



Thumbergia Grandiflora " Samira Darwiche " "Fascinada pela exuberância cromática e formal das plantas e das flores, suas imagens se tornam símbolos e reflexos do seu amor pela vida."



Primavera " Sophia Tassinari " "Suas composições são ricas de acentuações vibrantes e permeadas de luzes interiores. Parecem janelas que se entreabrem sobre uma paisagem ideal, quase a nos impulsionar a um íntimo colóquio com as belezas do Criador."



Bromélia " Célia Canosa " "Pintar a flora e a fauna da Mata Atlântica é inerente ao temperamento desta artista e à sua sensibilidade, que reclama o meio expressivo mais adequado para alcançar, também tecnicamente, a visualização do próprio mundo poético."



Floral com Aquário " José Galvão " "Suas composições florais são visões puras em que nenhuma figura humana rompe a harmonia da natureza e da obra do homem. Suas cores são tonais, atmosféricas, abrangem um amplo horizonte e traduzem um visual moderno, equilibrando os efeitos de uma síntese expressiva."



Leitura ao Ar Livre " W. Vitorino " "O pintor restitui à natureza a poesia e a eterna beleza que muitas vezes passam despercebidas dos que a observam."



Vaso de Flores " Josifa Aharony " "Os temas sobre os quais trabalha com o intento preciso de homenagear a natureza que nos cerca nos fazem reviver os sussurros que animam e sustentam cada fragmento do chamado mundo visível."



Natureza em Flor " Julia Vespa " "Pintora da harmonia, da beleza e das forças da própria natureza, parte viva da obra que pinta com o coração. Trata-se de um verdadeiro poeta da natureza, das coisas belas, das coisas verdadeiras. Poeta que canta com as cores."



Explosão Rosa " Uydad Nassar " "A força dessa pintora manifesta-se em todo o seu vigor, quase desejando acentuar por meio de suas flores o sentido da luz que deliberadamente se incorpora nas formas até transformá-las em valores expressivos."

alesp