Homenagem a Cláudio Lembo no MP-SP


24/05/2007 17:50

Compartilhar:

Da direita para a esqueda: Cláudio Lembo, Ricardo Dias Leme, Fernando Capez, Irineu Roberto da Costa Lopes, Rodrigo Rebello Pinho, Luiz Antonio Guimarãoes Marrey, Antonio de Pádua Bertone Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/capez 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Pinho e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/capez 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 23/5, o deputado Fernando Capez (PSDB) representou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, para outorga do Colar do Mérito Institucional do Ministério Público ao ex-governador Cláudio Lembo. A cerimônia aconteceu no auditório Queiroz Filho da sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Participaram as seguintes autoridades: os deputados estaduais Antonio Salim Curiati (PP), Campos Machado (PTB), Gilson de Souza (DEM), Rodrigo Garcia (DEM) e Said Murad (PSC); o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania Luiz Antonio Guimarães Marrey, representando o governador José Serra; o secretário municipal dos Negócios Jurídicos da capital, Ricardo Dias Leme, que representou o prefeito Gilberto Kassab; o secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores Irineu Roberto da Costa Lopes; o procurador-geral de justiça de Minas Gerais Jarbas Soares Júnior; o corregedor-geral do Ministério Público Antonio de Pádua Bertone Pereira; a defensora pública-geral Cristina Guelfi Gonçalves; o secretário de Estado de Ensino Superior José Aristodemo Pinotti; a secretária de Estado da Educação Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos; o comandante-geral da Polícia Militar coronel Roberto Antonio Diniz; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção São Paulo Luiz Flávio Borges D"Urso; entre outras autoridades.

O colar é destinado àqueles que, por meio de seu trabalho, dignificaram o Ministério Público. É uma honraria nunca antes concedida a quem não tenha integrado a instituição. Rodrigo César Rebello Pinho, procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça de São Paulo, destacou que a homenagem prestada a Cláudio Lembo inaugura assim a galeria das personalidades que, sem jamais terem pertencido ao Ministério Público, tornam-se, por este ato, promotores honorários. "Isso, antes de honrar Vossa Excelência, honra a nós, procuradores e promotores de justiça. Outorgar-lhe o Colar do Mérito é tê-lo como colega inspirador. É um reconhecimento singelo e verdadeiro a um homem público de grande valor".

Cláudio Lembo recebeu a homenagem por ter contribuído imensamente com a política brasileira. Ficou demonstrado por Rodrigo Pinho o apoio que o homenageado deu à instituição, que foi alvo de ataque de uma organização criminosa. No mesmo dia que aconteceu esse lamentável fato, o ex-governador compareceu ao prédio da Procuradoria-Geral de Justiça para externar a solidariedade e o apoio do governo do Estado. Apoiou também, a iniciativa do Ministério Público referente a implantação do Grupo de Inclusão Social.

Dada a palavra ao deputado Capez, ele relembrou um pouco do passado político do homenageado e afirmou: "Vossa Excelência pertence a todos nós, também ao Ministério Público, pertence ao nosso país".

fcapez@al.sp.gov.br

alesp