Recursos para obras viárias nos municípios é objetivo de deputado


13/06/2005 13:54

Compartilhar:

Deputado João Caramez em reunião com o secretário Dário Raiz Lopes, na Secretaria dos Transportes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/caramez recursos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado João Caramez

Para buscar recursos para infra-estrutura de obras viárias, o deputado João Caramez (PSDB) se reuniu com o secretário Dário Raiz Lopes, na Secretaria dos Transportes, ocasião em que prefeitos discutiram suas necessidades para melhorar estradas vicinais importantes para o desenvolvimento dos municípios.

A audiência marcada pelo deputado contou com as presenças dos prefeitos de Bofete, Ituverava, Cerquilho, Registro, Guará, Fartura e Juquiá. Os pedidos na maioria foram pavimentação e recuperação de estradas vicinais. Segundo o secretário são obras relevantes, mas o Governo está priorizando, neste momento, apenas a recuperação dos pavimentos das vicinais. O governador Geraldo Alckmin determinou para a secretaria que enquanto não forem recuperadas as vicinais cujos pavimentos foram danificados, as novas obras de pavimentação em vicinais vão aguardar estudos de viabilidade.

Alguns casos excepcionais, como o pedido do prefeito Clóvis Vieira Mendes, de Registro, que pede a pavimentação de uma vicinal que interliga os bairros de Agrochá, Carapiranga e Taquaruçu com acesso ao campus avançado da Unesp, serão encaminhados para o governador, uma vez que a obra em questão beneficia 4 mil moradores, além dos universitários da cidade. O prefeito solicitou, ainda, a pavimentação da Estrada Municipal que dá acesso aos bairros Paulistano, Bamburral e Tiatã que beneficiará uma população de 3 mil famílias que sobrevivem da agropecuária.

O prefeito de Cerquilho propôs a parceria entre o estado e o município para a realização da pavimentação de duas importantes vicinais. O prefeito Aldomir José Sanson se dispôs a oferecer os equipamentos, a mão-de-obra e base para a pavimentação, ficando para o estado a massa asfáltica. O secretário garantiu que obras em parceria estão sendo realizadas e que certamente o município será atendido.

O município de Guará está preocupado com a população rural e as usinas que beneficiam a cana de açúcar, além do tráfego pesado em circulação no centro da cidade. O prefeito Marco Aurélio Migliori pediu ajuda para a construção de um anel viário que desviará o tráfego pesado e inibirá os motoristas que fogem do pedágio. Além disto, o prefeito voltou a reforçar o pedido de pavimentação da vicinal que liga Guará a Ituverava, numa extensão de 13 quilômetros.

Para o prefeito de Bofete, José Carlos Roder, a recuperação da vicinal que liga o bairro São Roque Novo a SP 147 é essencial para atender os produtores de leite que atendem a região. A obra, cujo valor estimado é de 100 mil reais, beneficiará cerca de 1.500 moradores do bairro citado, o secretário garantiu que a vicinal será recuperada.

O prefeito de Fartura, José da Costa, esteve na secretaria reforçando o pedido de recuperação da vicinal que liga Fartura a Timbori, e favorece área turística da cidade, além do núcleo de piscicultura e suinocultura.

O distrito industrial de Ituverava aguarda a pavimentação da marginal da Rodovia Anhanguera, para receber novas indústrias. O prefeito Mário Takayoshi Matsubara levou a reivindicação ao secretário que prometeu negociar junto à concessionária ViaNorte este importante benefício para cidade.

O município de Juquiá é considerado a rota do turismo da alta sorocabana, tem tráfego intenso nos feriados prolongados e nos finais de semana, centenas de veículos para atingir seus destinos utilizam a principal via de acesso à cidade, em função disto a manutenção tem acarretado problemas para a administração pública, fato explicado pelo prefeito Manoel Soares da Costa Filho que solicitou ajuda da secretaria na recuperação da estrada. O secretário Dário disse que conhece o problema e prometeu solução.

O deputado João Caramez que tem se empenhado na busca de recursos para os municípios, avaliou como positivo o encontro do secretário com os prefeitos, que mostram disposição em manter parcerias para recuperar estradas vicinais importantes para o desenvolvimento das cidades.

"A parceria é a base da negociação, municípios e Estado juntos com certeza realizam grandes obras de infra-estrutura", avaliou o deputado Caramez.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp