CPI dos Serviços Médico-Hospitalares terá exposição de especialistas


03/10/2007 12:49

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira (ao microfone) durante a reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON HOSPITALARES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI dos Serviços Médico-Hospitalares da Assembléia Legislativa de São Paulo decidiu no dia 2/10 convidar especialistas para exporem sobre os temas: Sistema Único de Saúde (SUS), Santas Casas e Hospitais Universitários. A decisão foi acordada entre os deputados Waldir

Agnello (PTB), que é presidente da CPI, Hamilton Pereira e Marcos Martins, membros da CPI pelo PT, Raul Marcelo (Psol) e Salim Curiati (PP), que é autor do requerimento que propôs a criação da Comissão.

A exposição deverá ser realizada na próxima reunião da CPI, em 10/10. Os nomes de especialistas sugeridos são: Arthur Chioro, ex-diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Montes Claros, da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas de São Paulo (Fehosp), e José Roberto Ferraro, da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE).

Durante esta primeira reunião, os membros da CPI demonstraram preocupação com diversos aspectos da saúde, entre eles, a remuneração de médicos e servidores, os valores da tabela SUS e a implementação da Emenda Constitucional 29, que discrimina o que é gasto com saúde. Diante disso, decidiram pelo envio de requerimentos de informações à Secretaria Estadual de Saúde.

Pedirão esclarecimentos sobre a discriminação dos investimentos do Governo do Estado em Saúde, com o objetivo de apurar se o Executivo tem cumprido a obrigação de investir 12% do orçamento na área, conforme determina a EC 29. Um ofício no mesmo sentido também será enviado ao Tribunal de Contas do Estado e ao SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde). Um terceiro requerimento da CPI solicitará à Secretaria da Saúde a relação dos vencimentos de médicos e servidores do setor, incluindo remunerações e gratificações.

Os deputados Hamilton Pereira e Marcos Martins apresentaram ao presidente da CPI uma proposta de trabalho que aponta o levantamento de informações por esfera de governo, por tipo de serviço e natureza do prestador. "Precisamos de uma apuração aprofundada, afinal temos hospitais próprios até bem aparelhados, mas que estão sendo entregues à terceirização, além da precariedade do funcionamento dos serviços de saúde, o que tem gerado uma suspeita muito grande de como são utilizados esses repasses", ressaltou Hamilton Pereira.

O deputado também sugeriu que a CPI faça um convite ao Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para que traga pessoalmente as informações que estão sendo requeridas pela Comissão. Para o parlamentar esta seria uma forma de garantir que as informações chegarão mais rapidamente à CPI, que tem um prazo de 90 dias para encerrar seus trabalhos.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp