Jovens poderão fazer cursos de Iniciação Política à distância

Cursos resultam de parcerias firmadas entre a Assembléia Legislativa de São Paulo e secretarias estaduais e municipais
16/12/2008 23:02

Compartilhar:

Parcerias são firmadas entre a Assembléia Legislativa de São Paulo e secretarias estaduais e municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PROT INT  assinaturas (8 of 28).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Vaz de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PROT INT pres vaz ao microfone (3 of 9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""É preciso somar esforços para que a população de São Paulo aproveite todo esse aparato tecnológico para sua formação cidadã", declarou o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima Clique para ver a imagem "> Presidente do ILP, Roberto Lamari, e secretários Walter Feldman e Luiz Antônio Marrey<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PROT INTEN lamari ao microfone 05 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vaz de Lima, Sidney Beraldo e Ricardo Montoro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/ROB_0652.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo e secretário Municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PROT INT ricardo montoro ao microfone (3 of 4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PROT INT  marrey.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), firmou parcerias nesta terça-feira, 16/12, com secretarias estaduais e municipais, a fim de promover ensino na modalidade à distância (EAD) de cursos de iniciação política, voltados para jovens com idade entre 14 e 19 anos. A iniciativa quer proporcionar o acesso democrático às novas tecnologias de informação, além de contribuir para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

"É preciso somar esforços para que a população de São Paulo aproveite todo esse aparato tecnológico para sua formação cidadã", declarou o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, acrescentando que "o ato mostra a profunda convicção de que podemos fazer muito, a partir do serviço público de qualidade, para a promoção da cidadania".

Na ocasião, o secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, aproveitou para elogiar o andamento do trabalho Legislativo. "Verificamos o resultado que a Assembléia paulista tem mostrado após a mudança do Regimento Interno, promovida por esta presidência", elogiou. "Usar a tecnologia da informação a serviço da sociedade deve ser o caminho do Estado", acrescentou.



Promoção da paz



Ao falar dos 10 Centros de Cidadania, situados em áreas carentes e que atendem a um milhão de pessoas, o secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey, ressaltou que esses pólos, além da formação pessoal e comunitária, promovem a paz e erradica a violência. "Os cursos do ILP vêm ao encontro de nosso anseio de politizar as pessoas, fazendo-as ver que elas podem mudar a realidade em que se encontram", ressaltou.

Depois de informar que os Telecentros mantidos pela prefeitura de São Paulo passaram de 120 para 320, o secretário Municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro, falou estar satisfeito em fazer dos Telecentros espaços de inclusão política. "Esses espaços passam agora a promover, além da inclusão digital e social, a inclusão política, ajudando no processo de formação da juventude paulistana", referiu.

"Este é um dia de glória para todos os que compreendem a necessidade de qualificar a ação política", falou Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação. E acrescentou: "O Parlamento paulista é um centro insubstituível do debate democrático da sociedade paulista, e o ILP se consolida como um instrumento de apoio na formação política do jovem cidadão."



Solução de conflitos



Além das parcerias com as secretarias, a Assembléia também fez parceria com o Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima). "São Paulo mais uma vez dá exemplo ao país ao abrir um canal de comunicação com o Conima, que agora poderá ser ouvido, podendo auxiliar a Assembléia Legislativa com formas alternativas de solução de conflitos, especialmente neste momento em que o Judiciário possui uma sobrecarga de trabalho", declarou o presidente do conselho, Cássio Telles Ferreira Netto. Para ele, "o Conima e esta Casa Legislativa caminham de mãos dadas para mostrar à sociedade que a justiça pode ser feita com economia, agilidade e equilíbrio entre as partes envolvidas".

O deputado Jonas Donizette (PSB) falou da "necessidade de união de esforços dos Poderes Públicos para a promoção do bem comum, já que, com esse trabalho conjunto, o cidadão paulista só tem a ganhar", declarou.

alesp