TV Assembleia apresenta programa sobre direitos da pessoa com deficiência


29/06/2010 09:58

Compartilhar:

Vaz de Lima, a apresentadora Ana Kalyne, a secretária Linamara Rizzo Battistella e a deputada Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/VAZDELIMATV.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante participação no programa "Assembleia Convida", da TV Assembleia, no qual foram debatidos os direitos da pessoa com deficiência, o deputado Vaz de Lima (PSDB) relembrou que a secretaria estadual dessa área foi criada através de projeto de lei complementar encaminhado pelo Executivo, em março de 2008. Na época, Vaz de Lima era presidente da Assembleia. "Com muito diálogo e convencimento, conseguimos mostrar a importância de uma iniciativa pioneira como aquela. Superamos dificuldades e demos um grande passo", ele complementou.

Há uma razão fundamental para abraçar uma causa desse tipo, segundo o deputado: "A política só tem sentido quando feita para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É preciso gostar de gente, criar soluções para os problemas que afligem o ser humano".

No programa, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, relatou sua longa história de participação nessa área, até chegar à secretaria. Ela contou ter aceitado o cargo porque achou que o desafio "valia a pena" e procurou, desde o início, compor ações articuladas com as secretarias de Habitação, Educação, Saúde e Assistência Social.

Também participando do programa, a deputada Célia Leão (PSDB) destacou o que definiu como "palavra mágica": reabilitação, como sinônimo de respeito, condição para que as pessoas possam aprender a conviver com a deficiência e entender que é possível realizar as atividades do cotidiano em novas bases.



vlima@al.sp.gov.br

alesp