Assinado convênio para instalação da Fatec em Bragança


24/06/2008 20:24

Compartilhar:

Joca e Edmir Chedid assinam o convênio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/CHEDID FATEC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Alberto Goldman, assinou nesta terça-feira, 24/6, o convênio técnico-educacional entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Bragança Paulista para instalação da Fatec bragantina (Faculdade de Tecnologia). A solenidade, realizada no Salão Nobre da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, oficializou ainda os convênios para instalação da Fatec de Mogi das Cruzes e Etecs (Escola Técnica) nos municípios de Itapecerica da Serra, Embu, Nova Odessa, São Vicente, Peruíbe e Piedade.

Durante o evento, o vice-governador anunciou os primeiros resultados do Programa de Expansão do Ensino Profissional do Estado, criado no início de 2007, com o objetivo de dobrar o número de Fatecs (de 26 para 52) e aumentar em 100 mil o número de matrículas nas Etecs (de 77 mil para 177) até 2010. Segundo Goldman, para o segundo semestre deste ano foram criadas mais de 6.500 vagas nas Etecs e mais de 3.000 novas vagas nos cursos das Fatecs. "Iniciamos o projeto de expansão do ensino técnico e tecnológico com um orçamento de R$ 420 milhões, em 2007, e chegaremos ao final do governo Serra com um orçamento estimado em R$ 1 bilhão", afirmou Goldman.

Na oportunidade, o deputado Edmir Chedid destacou a reconhecida qualidade do ensino nas Etecs e Fatecs. Chedid lembrou que, entre as vinte melhores escolas públicas do país, excluindo as federias, 14 pertencem ao Centro Paula Souza, autarquia estadual que administra o ensino técnico e tecnológico no Estado. Ao ressaltar a alta empregabilidade dos alunos que freqüentam essas instituições, o deputado citou a pesquisa realizada pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI), cujos resultados apontaram que 77% dos técnicos (Etec) e 92% dos tecnólogos (Fatec) conseguem emprego ao sair da instituição. "Estou realizando hoje a conquista mais importante de minha vida pública", frisou Edmir Chedid, que iniciou a luta para levar uma faculdade pública gratuita para Bragança Paulista e região na gestão do então governador Mário Covas. O deputado é autor do projeto de lei que cria a Fatec em Bragança Paulista, aprovado na Assembléia Legislativa. Segundo Edmir Chedid, a aprovação do projeto foi só o começo da batalha que obteve êxito na gestão do governador Cláudio Lembo, de quem o deputado obteve a autorização para implantação da Fatec na cidade. Na época, a prefeitura acabou desperdiçando a chance conquistada, por não ter fornecido em tempo hábil imóvel adequado para abrigar a instituição. Com a saída de Lembo, o deputado Edmir Chedid persistiu. A forte atuação do parlamentar e a sensibilidade do governador José Serra resultaram na oficialização do convênio que cria a Fatec de Bragança Paulista, garantindo os investimentos necessários para sua implantação.

De acordo com os termos assinados, a faculdade tecnológica bragantina inicia suas atividades já no segundo semestre deste ano. O convênio garante ainda que o Centro Paula Souza arcará com a elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo, a contratação de professores e a base estrutural para o funcionamento do curso, como a compra de mobiliários e equipamentos. A Fatec será instalada no prédio da Escola Municipal Haydée Marçal Serbim, no Bairro Henedina Cortez, e oferecerá inicialmente 80 vagas, divididas nos períodos da tarde e da noite, para o curso superior tecnológico de informática, nas modalidades Gestão Financeira e Gestão da Produção Industrial.



echedid@al.sp.gov.br

alesp