Parecer favorável a projeto de vacina contra câncer de colo


20/02/2008 17:00

Compartilhar:

Ana Perugini em reunião da Comissão de Saúde e Higiene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ANA PERUGINI SAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde e Higiene deu parecer favorável ao Projeto de lei 708/2007, da deputada Ana Perugini (PT), que indica ao governo do Estado a instituição do Programa de Vacinação contra o HPV, o Papiloma Vírus Humano, na rede pública de saúde. A propositura aguarda a análise da Comissão de Finanças e Orçamento para seguir à Ordem do Dia.

Ana Perugini propõe que a vacina de combate ao câncer de colo uterino esteja disponível gratuitamente para mulheres entre nove e 26 anos. O câncer de colo é o terceiro tipo mais comum no país, ficando atrás somente do câncer de pele e do câncer da mama. De acordo com estudos, o HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo. O vírus é transmitido durante a relação sexual por alguém infectado. O vírus depende apenas do contato da pele ou mucosa não dependendo da penetração para a contaminação.

A vacina previne o câncer do colo e evita a instalação ou propagação nos casos de pré-cânceres vulgares e vaginais causados pelo HPV dos tipos 16 e 18, nas lesões pré-cancerosas vaginais e vulvares de baixo grau e nas verrugas genitais causadas por HPV tipos 6, 11, 16 e 18.

O medicamento é ministrado em três doses, aplicadas num período de seis meses e mostra-se eficaz em 99% das lesões pré-cancerosas. No Brasil a vacina já é comercializada e pode ser encontrada em clínicas de imunização ao custo médio de R$ 450.

No mundo, o câncer de colo do útero é o segundo mais comum entre mulheres sendo responsável, anualmente, por aproximadamente 471 mil casos novos e pelo óbito de cerca de 230 mil mulheres por ano.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp