Parque da Mantiqueira será criado com apoio de prefeitos


11/05/2010 18:23

Compartilhar:

Aloizio Mercadante discursa durante encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/CARLINHOS1Mercadante.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O senador Aloizio Mercadante (PT) tranquilizou prefeitos, vereadores e moradores da Serra da Mantiqueira que estiveram no último sábado, 8/5, no Encontro Anual de Prestação de Contas do Mandato do deputado estadual Carlinhos Almeida (PT) ao informar que "o presidente Lula não irá permitir a criação do Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira de cima para baixo".

"Em primeiro lugar gostaria de falar de um compromisso assumido por mim e por Carlinhos com toda a região. Falo como líder do bloco do governo no Senado", frisou Mercadante. "Consultei o presidente Lula. Ele pediu que eu dissesse a vocês: não haverá nenhum parque sendo imposto de cima para baixo como vinha sendo conduzida a questão pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)", acrescentou o senador. Mercadante disse que há o interesse do governo federal em preservar o que resta da mata atlântica e valorizar a serra da Mantiqueira, uma área estratégica na produção de água em função das mudanças climáticas e do efeito estufa. "O que estava se desenhando, no entanto, era uma proposta de cima para baixo, gerando insegurança nos prefeitos e nas comunidades", destacou.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) iniciou os estudos sobre a criação de um Parque Nacional na serra da Mantiqueira. Propôs a criação de um parque nacional numa área de 86 mil hectares dos altos da serra da Mantiqueira que envolve 14 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No entanto, fez isso sem um debate prévio com prefeitos, câmaras municipais, moradores, comerciantes, proprietários ou mesmo a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.



carlinhos@carlinhos.org

alesp