Presidente da Unale visita Assembléia


20/05/2004 18:33

Compartilhar:

Alexandre Postal, presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa e deputado Vanderlei Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Pres Unale 21mai04 Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), Alexandre Postal, deputado estadual do Rio Grande do Sul, reuniu-se nesta quinta-feira, 20/5, com o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo. "Viemos reforçar o convite aos parlamentares paulistas para que compareçam à VIII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais. Sua presença será muito importante para fortalecer a encontro", afirmou Postal.

O evento será realizado de 26 a 28 de maio, em João Pessoa. Segundo o presidente da Unale, a maior conferência já realizada pela entidade terá como tema a reforma política.

Beraldo considera o tema fundamental. "Precisamos avançar nesse ponto: uma democracia forte exige uma legislação político-eleitoral também moderna", comentou. Ele afirmou que pretende participar do Fórum dos Presidentes das Assembléias, que ocorre durante a conferência, e promover uma reunião dessa instância em São Paulo, para dar continuidade à discussão da reforma política e da ampliação da autonomia dos parlamentos estaduais. "Precisamos propor um redesenho deste pacto federativo, ampliando a autonomia das assembléias", declarou.

Fortalecimento

Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB), líder do governo no Parlamento paulista, a Unale foi criada para que os legislativos estaduais tenham presença mais importante na vida política do país. "Fortalecendo o Legislativo, a Unale fortalece a representação política", comentou. Ele citou também o novo estatuto da entidade, votado na última conferência, em Santa Catarina, que estabelece ações diferenciadas na direção do fortalecimento dos Parlamentos estaduais, criando uma diretoria mais representativa de todos os Estados.

O 3º tesoureiro da Unale, o deputado paulista José Carlos Stangarlini (PSDB), falou da necessidade de rever a participação dos legislativos estaduais no cenário nacional. "Precisamos servir mais e legislar melhor e com maior grandeza", enfatizou.

alesp