Assembleia paulista comemora Dia do Demolay


21/03/2011 14:45

Compartilhar:

Dia do Demolay é celebrado na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/MAU_3199.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência do deputado Fernando Capez (PSDB) foi realizada na noite desta sexta-feira, 18/3, o Dia do DeMolay, ordem de princípios filosóficos, fraternais e iniciáticos patrocinada pela Maçonaria para jovens de sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. A ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último grão-mestre da Ordem dos Templários, morto na fogueira em 1.314 por acusações de heresia contra a Igreja Católica. As acusações, feitas pelo rei francês Felipe 4º, foram aceitas pelo papa Clemente 5º, que extinguiu a Ordem dos Templários. Com isso, os bens dos templários foram confiscados pela coroa francesa.

Existem hoje cerca de 2 milhões de membros da Ordem DeMolay em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil, distribuídos em 700 capítulos (sedes e a células de funcionamento da Ordem DeMolay, que são patrocinadas e orientadas por lojas maçônica).

Capez, após abrir a sessão e fazer um resumo histórico da Ordem DeMolay, falou das sete virtudes cardeais que norteiam a ordem: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo, enaltecendo o comportamento dos DeMolays.

Durante o evento, iniciados da Ordem DeMolay e das ordens Estrelas do Oriente, Garotas do Arco Iris, Filhas de Jó, e Associação Alumni 9 de Julho, sucederam-se na tribuna para reverenciar e parabenizar a ordem aniversariante.

Também foram entregues duas placas: a Alberto Mansur, fundador da Ordem Demolay no Brasil, que, emocionado, agradeceu e contou episódios de seus 60 anos de maçonaria; e a Rodrigo Cesar Cardoso, grande mestre do grande capítulo do Estado de São Paulo.

Compuseram a mesa o mestre Victor Ortiz Pinelli, os grandes mestres Rodrigo Cesar Cardoso e Alberto Mansur, e os deputados Fernando Capez e Bruno Covas.

Victor Pinelli e Rodrigo Cardoso entregam placa a Alberto Mansur, assistidos por Capez e Covas.

alesp