Dirigentes do cooperativismo internacional visitam Assembléia


30/11/2004 19:10

Compartilhar:

Dirigentes do cooperativismo mundial visitaram a Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/pv.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

Dirigentes do cooperativismo mundial visitaram a Assembléia Legislativa na manhã desta terça-feira, 30/11. O alemão Rainer Shlüter, presidente da Organização Setorial das Cooperativas de Trabalho da Aliança Cooperativista Internacional (CICOPA) e o belga Bruno Roelantes, secretário geral do CICOPA.

A visita à Assembléia Legislativa se realizou a convite do líder do PV na Casa, deputado Ricardo Castilho, que tomou a iniciativa em encontro que manteve com eles no IV Congresso dos Verdes Europeus, em Roma, em fevereiro deste ano.

Em Brasília, na semana passada, visitaram a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária e também foram recebidos pelo ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho.

Estão previstas, ainda na capital paulista, reuniões na Associação Nacional de Trabalhadores de Empresas Auto Gestionárias (Anteag) e na Federação das Cooperativas de Trabalho Gestionárias (FETRABALHO).

Participou do encontro o presidente da "CICOPA das Américas", Walter Tesch, que destacou a importância da troca de idéias entre os parlamentos europeus e latino-americanos; para isso, é necessária a iniciativa dos parlamentos estaduais, com a criação de políticas regionais.

Tesch, que se destaca por defender a temática "cooperativa e trabalho" ressaltou não existe no Estado de São Paulo uma iniciativa de cooperativa e que, dentro do Partido Verde, tenta-se trabalhar o tema. "Depende da iniciativa dos parlamentos estaduais a criação de políticas regionais, levando-se em conta as vocações locais, e, até mesmo usando recursos de audiências públicas", declarou.

O Deputado Giba Marson (PV) antecipou para início do próximo ano o encontro nacional de seu partido para tratar especificamente do fortalecimento do cooperativismo, que, segundo ele, "fortalecerá a autonomia familiar através do trabalho, cada vez mais importante para o desenvolvimento social".

alesp