AME de Rio Claro completa primeira semana de atividades


18/12/2009 16:53

Compartilhar:

Aldo Demarchi visita o AME acompanhado pelo diretor executivo da unidade, Edson Buoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/22DEMARCHIAMESCARLOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em funcionamento desde o dia 14/12, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME)de Rio Claro completa a primeira semana de atividades com a média de 120 pacientes diários. "Parece que estamos em outro país. Isso fica evidente na qualidade das instalações e dos equipamentos, sem contar o elevado nível de capacitação dos profissionais contratados pela fundação ligada à Unicamp", disse nesta sexta-feira, 18/12, o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), depois de visitar o AME e conversar com pessoas que aguardavam ser chamadas para a consulta ou coleta de material para exames laboratoriais.

Acompanhado pelo médico sanitarista e diretor-executivo do AME, Edson Buoro, o deputado percorreu quase todas as salas do prédio construído na administração do prefeito Nevoeiro Júnior com recursos federais e municipais. Durante o trajeto, Buoro explicou que, a exemplo das outras unidades - já existem cerca de 20 e serão 40 até o final de 2010 -, o serviço funciona a partir de encaminhamento dos postos de saúde de cada um dos 13 municípios que compõem a área de abrangência do Ambulatório de Rio Claro. "O agendamento é feito via internet e o paciente sabe o horário da consulta", informou o diretor. "Os casos que consideramos mais complexos são encaminhados para o Hospital da Unicamp", completou Buoro.

Por enquanto, são oferecidas as especialidades de acupuntura, cardiologia, dermatologia, gastroclínica, neurologia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia. A partir de janeiro, outras quatro serão incorporadas, o que deve elevar o número de consultas para quatro mil mensais. "Creio que dentro de nove meses ou no máximo um ano atingiremos nossa capacidade máxima, que é de aproximadamente 14 mil consultas", calcula Edson Buoro. Quando esse teto for alcançado, o governo de São Paulo investirá R$ 1 milhão por mês no AME.

Depois de ouvir todos os esclarecimentos, o deputado Aldo Demarchi disse que fica satisfeito por ter participado do processo que trouxe o AME para Rio Claro. Por sugestão do vereador Sergio Carnevale, ele apresentou em dezembro de 2007 na Assembleia Legislativa a Indicação 4.163 em que solicitava ao governador José Serra a instalação de um dos ambulatórios na região. "Fomos atendidos e, passados exatos dois anos, o que para muitos era apenas uma promessa de políticos hoje é uma grata realidade", destaca o deputado.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp