Assembleia renova o Certificado ISO 9001 no suporte ao processo legislativo


28/05/2010 17:34

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Celso Matsumoto, gerente do Núcleo da Qualidade da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/CELSOqualidadeMAU_2076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Certificada desde 1997 no Sistema de Gestão da Qualidade, Certificado ISO 9001, a Assembleia Legislativa, que havia renovado esse Certificado em 2009, foi auditada pela Fundação Vanzolini no período de 24 a 26/5, e obteve a manutenção do certificado.

O Certificado ISO 9001, mantido pelo Parlamento paulista na área de suporte ao processo legislativo, tem de ser renovado a cada três anos, devendo submeter-se a auditorias anuais.

Celso Matsumoto, gerente do Núcleo da Qualidade da Assembleia e representante da Mesa Diretora no Sistema da Gestão da Qualidade, acompanhou toda a auditoria nos processos envolvidos e observa que houve uma evolução na gestão das diversas áreas, principalmente em relação ao monitoramento, controle e melhorias das atividades dos setores auditados.

A versão atual dessa norma traz o conceito PDCA, do inglês Plan, Do, Check e Act, que seria o planejar, executar, controlar e tomar as ações necessárias. Esta renovação do certificado obtida pela Assembleia já atende o disposto na versão 2008 da norma.



Palácio 9 de Julho, sede do Parlamento paulista



Certificado ISO 9001-2008 abrange diversos setores de suporte ao trabalho parlamentar





O Certificado ISO 9001-2008, que acaba de ser renovado pela Assembleia Legislativa, por meio de auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, se refere diversos setores, vinculados tanto à Secretaria Geral Parlamentar quanto à Secretaria Geral de Administração, que oferecem suporte ao processo legislativo. São eles:



Setores envolvidos



Pela designação Suporte ao Processo Legislativo entendem-se os seguintes processos: Gestão do Suporte Técnico-Legislativo e as áreas de Secretaria Geral Parlamentar, Departamento Parlamentar, Divisão de Apoio à Mesa, Serviço Técnico Auxiliar da Mesa, Divisão de Apoio ao Plenário, Serviço de Audiofonia, Serviço de Painel, Divisão de Ordenamento Legislativo, Serviço de Processo Legislativo, Serviço de Registro e Protocolo Legislativo, Serviço de Suporte e Conferência, Divisão Técnica de Taquigrafia, Serviço Técnico de Registro e Revisão Taquigráfica, Serviço Técnico de Conferência e Debates; Departamento de Comissões, Divisão de Apoio às Comissões, Divisão de Equipe Técnica, Divisão Proposições Legislativas; Departamento de Documentação e Informação, Divisão de Biblioteca e Documentação (atividade de documentação), Divisão de Pesquisa Jurídica, Departamento de Serviços Gerais, Divisão de Protocolo Geral e Arquivo, Serviço de Arquivo (processo legislativo " RGL); Gestão de Assuntos Jurídicos e sua área de Procuradoria (Assuntos Parlamentares e Licitações e Contratos); Gestão Orçamentária e suas áreas de Departamento de Finanças, Divisão de Planejamento e Controle Orçamentário; Gestão de Suprimentos e Recursos Materiais e suas áreas de Departamento de Finanças, Divisão de Finanças e Contabilidade, Serviço Técnico de Contabilidade (atividade de empenho), Divisão de Materiais e Patrimônio, Serviço de Compras, Serviço de Almoxarifado, Departamento de Serviços Gerais, Divisão de Protocolo Geral e Arquivo, Serviço de Protocolo Geral (atividade de autuação do Processo Administrativo), Comissão Permanente de Licitação, Secretaria Geral de Administração; Gestão de Infraestrutura e suas áreas de Departamento de Serviços Gerais, Divisão de Administração e Manutenção de Edifício, Serviço Técnico de Engenharia, Manutenção e Conservação (geradores e ar-condicionado), Serviço de Fotomicrografia (máquinas copiadoras), Serviço de Administração Geral (relógios-datadores), Departamento Parlamentar, Divisão de Apoio ao Plenário, Serviço de Audiofonia, Serviço de Painel, Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional, Divisão de Informática; Gestão de Tecnologia da Informação e suas áreas de Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional, Divisão de Informática, Divisão de Desenvolvimento Organizacional; Gestão de Pessoas e suas áreas de Departamento de Recursos Humanos, Divisão de Administração de Recursos Humanos, Serviço de Cadastro e Controle Funcional (prontuários), Serviço de Registro Funcional (atividade de posse), Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Serviço de Seleção, Treinamento e Capacitação, Serviço de Planejamento de Recursos Humanos; Gestão Estratégica da Qualidade e sua área de Núcleo da Qualidade.

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