Debate aborda institutos de pesquisa


05/09/2005 15:50

Compartilhar:

Deputado João Caramez (1º esq) participa do programa Assembléia Debate<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/caramez tv.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Indicado pelo presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo, engenheiro agrônomo Nelson Braga, o deputado João Caramez (PSDB) participou na quarta-feira, 31/8, do programa Assembléia Debate, da TV Assembléia, que abordou o tema Futuro dos Institutos de Pesquisa do Estado.

O espaço foi aberto para que os pesquisadores colocassem as idéias e os objetivos da categoria, que busca um canal de comunicação para intermediar encontro com o governador Geraldo Alckmin, a fim de solucionar problemas enfrentados pelos institutos, como a falta de recursos e investimentos no setor.

Participaram do debate, além de Caramez, a ex-presidente do Instituto Butantã, pesquisadora Alba Aparecida de Campos Lavras, o consultor jurídico da Associação dos Pesquisadores Científicos (Apqc), Bernardo Goldman, e o deputado Nivaldo Santana (PCDB).

O deputado Caramez ressaltou que os pesquisadores precisam ser valorizados, que o governo se empenha no reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos 17 institutos a ele vinculados através das suas secretarias. Disse ainda que o Executivo contratou 600 pesquisadores, aprovados em concurso público.

"Temos que reconhecer que esta categoria é abnegada. Tenho certeza de que as dificuldades impedem o governador de fazer maiores investimentos nos institutos mas, assim mesmo, está buscando uma saída inteligente para dar autonomia aos institutos de pesquisa e a seus pesquisadores", disse Caramez.

Os pesquisadores, através da ApqC, reivindicam do governo o cumprimento da Lei Complementar 859/99, que equipara os vencimentos dos pesquisadores científicos com os dos professores universitários em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp