Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Maria Teresa Fernandes

Serenidade e harmonia transparecem das obras de Maria Teresa Fernandes
21/10/2011 09:36

Compartilhar:

O vinho e as uvas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MUSEUMariaTeresaFernandes20out11Marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Serenidade, harmonia, delicadeza de expressão são transmitidas de imediato aos que têm a felicidade de admirar as obras de Maria Teresa Fernandes que refletem um íntimo auto-retrato.

Resultado de uma arte ancorada na temática figurativa que recria o real sobre o plano de uma poesia pura e linear, suas obras revelam uma artista sensível, digna de atenta consideração.

Maria Teresa Fernandes trata a essencialidade volumétrica como uma necessidade de demonstrar a importância que deve existir entre volume e espaço. Um ótimo sentido do desenho, uma clara visão dos componentes técnicos e interpretativos do quadro, destacam uma lógica e uma coerência de imaginação e realização.

Especialmente nas chamadas "naturezas mortas", a artista obtém, com elegância e habilidade, transparências surpreendentes que transmitem através de uma forma sensível uma atmosfera de vida.

A obra "O vinho e as uvas", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, revela maestria de empasto, fusão e transparência de cores, clareza atmosférica numa síntese da composição pictórica.



A artista



Maria Thereza F., pseudônimo artístico de Maria Thereza Fernandes, nasceu em Jaboticabal, no interior de São Paulo, e faleceu há 15 anos na capital paulista. Estudou desenho e aquarela na APBA (Associação Paulista de Belas Artes) e pintura a óleo e pastel com a professora Ana Guerreiro Schultz.

Recebeu inúmeros prêmios como menções honrosas, medalhas de bronze, prata e ouro, em reconhecimento ao valor de suas obras.

Possui obras nos acervos das pinacotecas oficiais de São Bernardo, Franca, Limeira, Mooca, Rio Claro, Taubaté, Ribeirão Preto e Getulina; no MARGS - Museu de Arte do Estado do Rio Grande do Sul - Museu de Arte Brasileira da FAAP e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Participou de mais de 150 exposições coletivas e individuais, e foi incluída no Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos, editado pelo Instituto Nacional do Livro do Ministério da Educação. (pm)

alesp