Deputado participa de programa sobre doenças renais crônicas


12/03/2008 13:05

Compartilhar:

Deputado com convidados no estúdio da TV Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ESTEVAM DOENCAS RENAIS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, participou no dia 10/3 da gravação do programa Saúde e Vida, exibido pela TV Assembléia. O programa, que teve como mote o Dia Mundial do Rim, comemorado no próximo dia 13 de março, contou ainda com a presença da coordenadora de Doenças Renais Crônicas da Sociedade Paulista de Nefrologia, Dra Altair Lima; do presidente da Sociedade Paulista de Nefrologia, Dr. Márcio Dantas; do professor de Nefrologia da USP, Dr. João Egídio; além de Mário Teruo Saito, paciente que sofreu de doença renal crônica e conseguiu um transplante de rim.

"O Brasil possui a maior estrutura para transplantes do mundo e grande parte disso está concentrado em São Paulo. Mas é preciso prevenir a doença renal crônica antes que ela chegue a esta etapa", alertou a Dra Altair. Como trata-se de uma "doença silenciosa", é recomendado fazer uma vez ao ano os exames de creatinina e urina. "Juntos, estes exames não chegam a custar R$ 5", complementou a médica.

"A doença renal crônica é terrível não só para o paciente, mas para toda a família também. É preciso divulgar e popularizar a prevenção desta doença e seus riscos. Deve haver uma preocupação maior dos governantes e meu desejo é que São Paulo seja o carro-chefe neste trabalho", apontou Estevam.

A Dra. Altair enalteceu o trabalho de Estevam Galvão quando era prefeito de Suzano. "A cidade foi o ponto inicial de todo o trabalho. E o deputado Estevam se esforçou para que fosse referência na prevenção da doença e tratamento da diálise. Isso nos rendeu bons frutos e hoje conseguimos novas parcerias para a continuação deste trabalho", complementou a Dra. Altair.



DIA DO RIM

Nesta quarta-feira, dia 12/03, a Sociedade Paulista de Nefrologia realiza na Assembléia Legislativa evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Às 20h haverá uma palestra no Auditório Franco Montoro. A atividade é aberta a toda a população e conta com o apoio do deputado Estevam Galvão e do vereador de São Paulo Gilberto Natalini.

egalvão@al.sp.gov.br

alesp