Organizadores avaliam recepção aos deputados novos

O evento propiciou interação entre deputados novos e antigos e destes com os funcionários dos oito departamentos da Casa e de setores de apoio à atividade parlamentar
20/02/2003 19:48

Compartilhar:

Recepção aos deputados da 15.ª Legislatura: encontro foi produtivo e alcançou seu objetivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Millenium.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Na avaliação da comissão de funcionários da Assembléia Legislativa responsável pela organização do Programa de Recepção aos Deputados da 15.ª Legislatura, que aconteceu no sábado, dia 15/2, no Milenium Centro de Convenções, o encontro foi produtivo e alcançou seu objetivo: proporcionar aos deputados da nova legislatura uma visão global da Assembléia Legislativa, desde seu funcionamento administrativo até as atividades parlamentares. Além disso, segundo os organizadores, propiciou uma interação positiva entre parlamentares novos e antigos, bem como com 90 funcionários dos oito departamentos da Casa e de outros setores de apoio à atividade parlamentar.

Do público alvo, o evento reuniu 33 deputados estaduais que vão exercer seu primeiro mandato, sete deputados reeleitos (leia a relação com os nomes abaixo) e cerca de 47 assessores parlamentares. A eles foram oferecidos painéis com palestras sobre temas como "Legislar, fiscalizar, investigar: os desafios do sistema representativo face às demandas da sociedade"; "O Processo Parlamentar"; e "Em defesa da Política e das Assembléias Legislativas".

Durante todo o dia funcionaram no espaço Milenium oficinas informativas, com a apresentação de ferramentas de trabalho colocadas à disposição dos deputados.

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), organismo criado durante a atual legislatura, que tem entre suas competências dotar o trabalho parlamentar e as ações legislativas de subsídios na área de políticas, e principal responsável pelo evento, avalia que o formato adotado - inédito entre as Assembléias do país - teve aspectos bastante positivos e outros que se mostraram passíveis de alterações visando melhor aproveitamento.

O tempo de duração do evento - das 9h às 19h30 - poderá ser reduzido em próximos encontros, considerando que a duração de um dia inteiro poderia acarretar o esvaziamento do público. Outra idéia a ser incorporada pelos organizadores é a realização de debates com maior interação entre deputados novos e antigos para troca de experiências quanto ao trabalho parlamentar.

Continuidade de ações.

O ILP já tem agendados cursos de complementação para apoio à atividade parlamentar. O próximo, promovido em conjunto com o Departamento de Recursos Humanos da Assembléia, será direcionado ao quadro de assessores dos deputados. Outro treinamento a ser oferecido em breve aos funcionários será para operacionalização do Sistema Integrado de Gerenciamento da Execução Orçamentária (Sigeo).

Deputados estaduais participantes do Programa de Recepção aos Deputados da 15.ª Legislatura

Adilson Barroso

Afonso Lobato

Analice Fernandes

Anna Martins

Baleia Rossi

Bispo Gê

Carlinhos Almeida (reeleito)

Celino Cardoso (reeleito)

Fausto Figueira

Geraldo Vinholi (reeleito)

Giba Marson

Hamilton Pereira (reeleito)

Havanir Nimitz

Jorge Caruso (reeleito)

José Dilson

José Geraldo Lopes

Luiz Carlos Gondim (reeleito)

Marcelo Bueno

Marcelo Cândido

Maria de Jesus

Mário Reali

Orlando Morando

Pastor Bittencourt

Paulo Neme

Paulo Sérgio Alves

Ricardo Castilho

Roberto de Jesus

Rogério Nogueira

Romeu Tuma Júnior

Said Mourad

Sebastião Almeida

Sebastião Arcanjo

Simão Pedro

Souza Santos

Ubiratan Guimarães

Valdomiro Lopes (reeleito)

Vicente Cândido

Vinícius Camarinha

Wagner Salustiano

Waldir Agnello

alesp