Árbitro da FPF dá palestra em seminário de capacitação


29/11/2007 18:19

Compartilhar:

Paulo César de Oliveira, árbitro da Federação Paulista de Futebol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA FUT PauloCesarOliveira01MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público participa do seminário "Os Valores do Esporte no Futebol " Capacitação de Árbitro de Futebol" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA FUT PUBL 04 MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O seminário "Os Valores do Esporte no Futebol " Capacitação de Árbitro de Futebol" prosseguiu na manhã desta quinta-feira, 29/11, com palestra de Paulo César de Oliveira, árbitro da Federação Paulista de Futebol, da CBF e da Fifa. Ele procurou estimular os participantes do seminário, muitos deles já atuantes no futebol de várzea e em campeonatos de amadores e veteranos. "É muito importante o futebol amador, no qual iniciei minha carreira em 1991, na cidade de Cruzeiro", relembrou.

Oliveira conduziu sua palestra de forma prática e objetiva, com a análise de situações reais e muita participação do público. Ele falou sobre faltas, conduta antiesportiva e sobre a regra 5 da Fifa, que trata do árbitro. "Esta é um resumo de todas as regras para a arbitragem", avaliou.

O uso do apito " em suas variadas intensidades " e de sinais, os gestos da linguagem corporal e a colocação do juiz em campo foram alguns dos aspectos abordados. "O melhor posicionamento para o árbitro é aquele onde ele toma a decisão correta", concluiu.

alesp