Varas de Justiça são instaladas em Nazaré Paulista, Bragança e Atibaia
A partir desta segunda-feira, 8/10, os moradores da Região Bragantina passaram a contar com os serviços de novas varas de Justiça. Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi, foram instaladas a Vara Distrital de Nazaré Paulista, a Vara Especial Civil e Criminal de Bragança Paulista e a Vara Especial Civil e Criminal de Atibaia. Com isso, os usuários da região conquistam uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente.
As solenidades de instalação ocorreram na última segunda-feira, 8/10, nas três cidades citadas, e contaram com as presenças do deputado Edmir Chedid (DEM), 2º secretário da Assembléia Legislativa, dos juízes Tarcisa de Melo Silva Fernandes, Alberto Gibin Villela e Júlio César dos Santos, dos prefeitos de Nazaré Paulista, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Jarinu, Vargem, Igaratá e Piracaia, além de juízes de Direito, promotores de Justiça, advogados, vereadores e outras autoridades.
A Vara de Juizado Especial Civil é responsável por assuntos denominados de causas de menor complexidade, como direitos do consumidor, brigas de casais, pensões alimentícias e planos de saúde, entre outros. Já o Juizado Criminal tem como objetivo apurar crimes de menor potencial ofensivo, como casos de usuários de drogas e lesões corporais, buscando, principalmente, a substituição de penas carcerárias por cumprimento mediante prestação de serviços em entidades assistenciais e demais formas restritivas de direito.
Segundo Chedid, que participou da Mesa Diretora nas três solenidades, a instalação das novas varas na região propiciarão um atendimento mais rápido e eficiente do Judiciário local, reduzindo o congestionamento processual nos municípios de Atibaia e Bragança Paulista. O deputado salientou ainda que, funcionando como um fórum, a Vara Distrital de Nazaré Paulista oferecerá aos usuários todos os serviços necessários para o andamento de processos e ações judiciais, evitando que a população seja obrigada a deslocar-se para recorrer aos seus direitos na Justiça.
Edmir Chedid há anos vem fazendo gestões importantes junto ao governo do Estado no sentido de agilizar o trâmite judiciário na região. Vale lembrar que os pedidos de reforma e ampliação do fórum bragantino, bem como de instalação das varas Civil e Criminal de Bragança Paulista e de Atibaia, das varas distritais de Nazaré Paulista, Arthur Nogueira e Joanópolis, e de implantação da 2ª Vara no município de Piracaia foram solicitadas e reiteradas em diversas audiências em que, acompanhado de prefeitos e vereadores, o parlamentar foi recebido por presidentes do Tribunal de Justiça e secretários que chefiaram a pasta da Justiça. Tais solicitações foram protocoladas pelo deputado nas audiências realizadas em 17/02/05, 19/04/05, 07/04/06, 11/05/06, 30/06/06, 28/03/07 e 09/05/07.
Nos rápidos discursos que Chedid proferiu nas solenidades de Nazaré Paulista, Bragança Paulista e Atibaia, o deputado agradeceu ao presidente do TJ, a quem chamou de "um homem de palavra e de compromisso", por atender à reivindicação de milhares de pessoas que buscam a Justiça para recorrer aos seus direitos.
echedid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições