Deputado realiza resgate das associações italianas no interior


14/10/2011 16:54

Compartilhar:

Trícoli, Alckmin e Raul Lencini, secretário de Cultura de Bragança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/BETOTRICOLIITALIABRASILi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin e o cônsul da Itália Mauro Marsili apresentaram as principais ações para o Momento Itália-Brasil (MIB), que acontecerá no Estado de São Paulo entre outubro de 2011 e junho de 2012. O deputado estadual Beto Trícoli (PV) participou do evento, que aconteceu no dia 13/10, no Instituto Italiano de Cultura. O MIB contribuirá para o aprimoramento das relações entre os dois países nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional. Além disso, tem como objetivo consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos e envolver 25 milhões de descendentes italianos residentes no Brasil.

Beto Trícoli, que tem ascendência italiana, vem realizando trabalho de resgate das associações italianas na região, como as de Atibaia, Bragança Paulista, Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sul, etc. Em Piracaia e Atibaia, existem grupos mobilizados em organizar as entidades.

A ideia é elaborar, em parceria com as prefeituras e entidades, um calendário comemorativo ao MIB. Beto também propõe reestruturar as associações italianas da região. "Queremos estreitar laços com o governo italiano e valorizar a sua cultura, passando pelo ensino da língua italiana, até apresentações de música, cinema e teatro. Fortalecer as raízes significa pensar em benefícios para nossa região", comentou o deputado.

Durante o evento, Beto conversou com o diretor do Instituto de Cultura de São Paulo, Attilio de Gasperis, e com lideranças da comunidade italiana na região, interessados em dar continuidade ao projeto.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp