Homenagem a José Graziano


13/12/2011 19:00

Compartilhar:

José Graziano e Simão Pedro em encontro recente  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SIMAOPEDROgrazianoAA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 16/12, às 20h, por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), será realizada sessão solene em homenagem a José Graziano da Silva, 1º brasileiro eleito para a direção geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).

"Graziano, militante, pesquisador, gestor público, é uma das pessoas mais competentes e comprometidas com uma das causas mais nobres que já conheci. É a primeira vez que um brasileiro e paulista assume uma das funções mais importantes no plano mundial: o combate à fome e à pobreza. Dele tive o apoio com a Frente Parlamentar pela Segurança Alimentar e Nutricional, além de ter contribuído com a construção de políticas públicas como o Programa Fome Zero", comentou o deputado Simão Pedro.

Graziano da Silva é licenciado em Agronomia, Mestre em Economia e Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluiu dois pós-doutorados, um sobre Estudos Latinoamericanos, pela University College de Londres, e outro em Estudos Ambientais, pela Universidade de Califórnia, Santa Cruz. Desde o ano de 2006 ocupa o cargo de subdiretor-geral da FAO e representante regional para América Latina e Caribe.

Desde 1977 Graziano da Silva tem se dedicado a temas relacionados ao desenvolvimento rural e luta contra a fome em âmbito acadêmico, político e sindical.

No ano de 2001, coordenou a elaboração do Programa Fome Zero e foi nomeado, pelo presidente Lula, ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, assumindo a tarefa de implementar o Programa Fome Zero. Em 2006, José Graziano assumiu o cargo de representante regional da FAO para América Latina e Caribe.



spedro@al.sp.gov.br

alesp