Serenidade e solidão na simplicidade figurativa das paisagens de Doris Kyburz

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
06/02/2007 15:09

Compartilhar:

Doris Kyburz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Doris Kyburz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob uma aparente facilidade, resultante da utilização de raros dons e do conhecimento experimentado de um sólido métier, a primeira qualidade de Doris Kyburz é sua profunda humildade frente à perfeita beleza da luz. Na simplicidade figurativa de sua pintura, os seres e as coisas se revestem de uma dupla tendência: serenidade e solidão.

A estrutura de sua composição é perfeitamente equilibrada. Em suas paisagens e em suas naturezas-mortas, a artista se caracteriza por um colorido claro e delicado, uma profundidade espacial, uma luminosidade surpreendente.

Seu ambiente de predileção é aquele das brumas matinais suspensas entre o céu e a terra; dos contrastes atmosféricos sobre planícies e vales de nosso interior; dos efeitos solares sobre a camada azulada de um lago ou do mar; e dos crepúsculos misteriosos inflamando as nuvens de tintas visionárias.

A visão de Doris Kyburz é a de um sacerdote, de um ser humano de fé. Abre uma grande janela sobre a beleza que se enquadra inteiramente. Nada de metáforas esotéricas ou pretensiosas. A recusa de uma especulação plástica, substituída por um panteísmo discreto, dá a sua obra uma grande estabilidade expressiva, que descobrimos com alegria, amor e serenidade.

A obra Como é Verde o Meu Vale, doada pela pintora ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, constitui uma evocação lírica de um paraíso quase perdido e posteriormente reencontrado, misto de reminiscências e de redescobertas do espetáculo presente na sua elementar beleza, exaltada pela arte.

A artista

Doris Kyburz nasceu em Basiléia, Suíça, em 1932. Transferiu-se com a família para o Brasil em 1942, onde realizou seus estudos secundários. Para dar continuidade a seus estudos, na década de 1950 voltou para a Suíça, e lá se formou na Escola de Belas-Artes de Zurique. Ao regressar ao Brasil, seguiu cursos de gravura com Aldemir Martins e de pintura com Yolanda Mohaly.

Participou de diversas exposições coletivas e individuais, entre as quais destacam-se: Museu de Arte de São Paulo; Espaço Cultural Chap Chap, São Paulo; Art Show, na Chapel School, São Paulo; Galeria de Arte em Aarau e em Davos, Suíça.

Em 1978, recebeu menção honrosa no Salão Pró-Arte e foi selecionada em 1985 para a mostra "Artistas Suíços no Brasil", realizada no Masp. Em 1979 deixou São Paulo para morar com a família na Fazenda Santo Antônio, em Itaí, SP, onde vive na mais perfeita harmonia com sua obra.

Paralelamente a seus quadros, tem se dedicado à ilustração de livros de contos e de poesias. Possui obras em importantes coleções particulares no Brasil, Suíça, Alemanha, França e Estados Unidos, bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp