Kenneth Ogungbemi denuncia sofrida e contínua procura através de uma dinâmica expressiva


21/11/2007 10:46

Compartilhar:

Keneth Ogungbemi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Keneth Ogungbemi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Máscaras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Mascaras - Keneth Ogungbemi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A relação entre imagem e conteúdo ideológico na pintura de Kenneth Moses Ogungbemi impõe a força do traço, a composição das máscaras, a vivacidade dos tons, que se originam de uma tensão constante na relação interpretativa com a realidade objetiva.

Sua formação intimista é o "espaço moral". É também o esquema principal em volta do qual se projeta não somente o discurso crítico, mas a mais subjetiva fantasia do artista.

Sua dinâmica expressiva denuncia uma sofrida e contínua procura.

Trata-se de um florescer de novas imagens abertas à pesquisa da temática, aprofundadas nas mais secretas sugestões. O aparecimento das composições conduz o artista em direção a formas de reflexão e meditação, traduzidas e realizadas numa acepção decisivamente lírica da presença humana, com resultados psicológicos incisivos.

Suas tonalidades cromáticas fazem parte de um módulo inspirativo interior e não de um simples gosto exterior. O motivo estilístico se encaixa harmoniosamente na linha da temática figurativa, mais imaginado que originário da direta realidade, mas reconhecível na rápida evolução da pincelada criadora, que explode em composição de força dramática e ao mesmo tempo hilariante.

Na obra Máscaras, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, as figuras das máscaras parecem grafite, quase a estabelecer uma continuidade na história apaixonante dos homens, pois vale salientar que "o homem do mito" é idêntico àquele de nossos dias.



O artista

Kenneth Ogungbemi, nome artístico de Kenneth Moses Ogungbemi, nasceu em 1972, na Nigéria.

Participou de exposições em diversos países, entre eles Nigéria, Brasil, Bulgária, África do Sul, Cuba, França e Portugal. Esteve presente na 14ª e 16ª Kaduna International Trade Fair; 3ª Enugu International; Joint Oyo, Ondo, Ogun, Osun (1992 e 1994); 7º AOU, AEL All African Trade Fail and Tourism Fail; IMC, Nicosia, Chipre (1997); XV Salão Afro-Brasileira, Londrina; VII Bienal de Havana, Cuba (2000); Espaço Cultural Tão Sigulda (2001 e 2002); I Salão Internacional de Artes Plásticas, Colégio Fênix, Bauru; Espaço Cultural Aricanduva (2002); Secretaria da Cultura de Santos; Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, Santos; Museu de Assis; Faculdade de Ourinhos; 2º Salão Brasiltec Inovação Tecnológica (2003).

Possui obras em inúmeras coleções no Brasil, no exterior e também no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp