Jovens visitam fazenda na Semana do Meio Ambiente


04/06/2008 18:34

Compartilhar:

Alunos na Fazenda Santo Antonio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/PADRE AFONSO PV TATUAPE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alunos de 16 a 19 anos da EE Professor Mario Cardoso Franco participaram das comemorações da Semana do Meio Ambiente na Fazenda Santo Antonio, em Taubaté. Os alunos plantaram mudas de árvores e aprenderam um pouco mais sobre o meio ambiente da região do Vale do Paraíba. A iniciativa de levar os alunos à fazenda faz parte dos ideais do Partido Verde de Taubaté. O programa também inclui a visita de outras escolas públicas de Taubaté, além de palestras realizadas nas próprias escolas.

Os 14 alunos foram recebidos pelo músico e poeta Estevão Gabino Palhares, que realiza um trabalho de reflorestamento em Taubaté. "Ano passado, um incêndio destruiu cerca de 40 hectares de floresta nativa. E hoje estamos trabalhando para devolver à natureza esta mata que foi perdida", declarou. A Fazenda Santo Antonio é um dos maiores jardins botânicos particulares de Taubaté, com diversas espécies de plantas e árvores remanescentes da Mata Atlântica, da região do Vale do Paraíba.

Para a professora Marinês dos Santos, que acompanhou os alunos durante o passeio, este tipo de trabalho ajuda na conscientização dos jovens em relação ao meio ambiente, "nossos alunos começam a ter um novo pensamento, novas atitudes. Eles participam e interagem com o que acontece e levam esse alerta para a comunidade sobre os problemas que a natureza sofre".

A estudante Heloisa Pacheco, de 19 anos, plantou uma muda na fazenda e vê com bons olhos este tipo de iniciativa. "É muito interessante, porque não é todo mundo que pensa em preservar a natureza", disse.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp