Estudantes tomam posse e apresentam projetos ao Parlamento Jovem 2006


24/11/2006 15:15

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PJ GERAL 754ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Rodrigo Garcia entrega diploma ao deputado jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PJ DIPLOMA 872ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Célia Leão, uma das autoras do projeto de criação do Parlamento Jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PJ DIPLOMA 862ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diplomação dos 94 deputados jovens, eleição da Mesa Diretora e apresentação dos projetos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PJ 664 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Deputado Carlinhos Almeida: "As propostas dos alunos podem ser aproveitadas pelos deputados" Clique para ver a imagem ">  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PJ GERAL 984MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No segundo dia de atividades do Parlamento Jovem 2006, os 94 deputados jovens que tiveram seus projetos selecionados retornaram à Assembléia Legislativa para a diplomação, eleição da Mesa Diretora e apresentação dos projetos.

O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, destacou na abertura dos trabalhos que o Parlamento Jovem estimula os jovens a uma participação maior na vida política do Estado, pois faz com que aprendam, na prática, o exercício da cidadania. Garcia destacou também a grande participação das mulheres no Parlamento Jovem deste ano, que tem 49 deputadas.

Além do presidente, os deputados petistas Carlinhos Almeida e Maria Lúcia Prandi e a deputada Célia Leão, do PSDB, participaram da entrega dos diplomas aos deputados jovens, que em seguida foram declarados empossados por Rodrigo Garcia. Também prestigiaram a abertura dos trabalhos os deputados José Carlos Stangarlini e Pedro Tobias, ambos do PSDB.

Prandi enalteceu a qualidade dos projetos apresentados pelos jovens. Ela também manifestou sua esperança em ver maior equilíbrio entre homens e mulheres, como apresentado nas edições do Parlamento Jovem em outras assembléias legislativas do país.

"As propostas dos alunos podem ser aproveitadas pelos deputados", ressaltou Carlinhos Almeida, que afirmou ter baseado um de seus projetos em trabalho apresentado por uma estudante de São José dos Campos, sua cidade natal. Essa proposição, segundo o deputado, foi aprovada pela Assembléia, porém vetada pelo Executivo.

Com a apresentação das proposições, que versam sobre temas como Educação, Natureza e Direitos Humanos, a deputada Célia Leão, uma das autoras do projeto de criação do Parlamento Jovem, espera uma "cidade mais humanizada".

Após a diplomação, a deputada jovem Naiara Carolina de Oliveira, de Fernandópolis, prestou o juramento de cumprir fielmente as missões que lhe viessem a ser atribuídas e conduziu os demais deputados jovens a também procederem assim.

A exemplo das edições anteriores, o evento teve a cobertura de vários órgãos de imprensa e contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas a prefeita, quatro vereadores e a secretária municipal da Educação de Fernandópolis, Adriana Merloti, que afirmou haver um projeto semelhante naquele município, criado nos moldes do Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa.

Para Adriana, o aprendizado que esses jovens têm na participação de eventos como o Parlamento Jovem é inesquecível, já que podem repensar vários temas ligados diretamente à sociedade em que vivem.

A sessão teve prosseguimento com a apresentação dos projetos pelos deputados recém-empossados.

alesp