O problema da gravidez na adolescência

Parlamento Jovem 2007 reportagens
23/11/2007 19:26

Compartilhar:

Marcos Donizete Ribeiro dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ENTREVISTA Marcos Santos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Participar do Parlamento Jovem, para Marcos Donizete Ribeiro dos Santos, aluno da EE Sebastião Gomes, de Conchal, foi uma oportunidade para mudar sua visão sobre a política nacional. "Não é fácil, para se aprovar um projeto é preciso convencer 93 deputados sobe a sua importância", explica. Para ele, a característica principal para o exercício da função pública é a grandeza de caráter. Mas acrescenta que não adianta ser bem intencionado, honesto e não ter boas propostas. A força de vontade e a dedicação também foram destacadas por Marcos. "Sem isso não se chega a lugar nenhum".

Entre os problemas vividos pela população jovem, chamou a atenção de Marcos a questão da gravidez precoce. Segundo ele, uma gravidez na adolescência pode vir a interromper um período de descobertas, a convivência com grupos de amigos, forçando a jovem a assumir antes da hora uma vida adulta. A partir daí, Marcos decidiu propor o projeto de lei que institui a política estadual de prevenção e atendimento à gravidez na adolescência. Quanto à prevenção, o programa prevê, entre outras coisas, a distribuição gratuita de contraceptivos em postos de saúde e nas escolas e a orientação sobre o uso adequado dos métodos contraceptivos; além da inclusão da disciplina sexualidade a partir da 5ª série do ensino fundamental. Acerca do atendimento, o programa inclui o acompanhamento gestacional da jovem por uma equipe formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e educadores e deverá observar as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Os jovens constituem o futuro do país e sua formação enquanto cidadãos é de suma importância para que os objetivos coletivos sejam alcançados", finaliza.

alesp