Audiência debate saneamento da região Bragantina


03/03/2005 16:29

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid (direita) em reunião com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg visa melhor qualidade ambiental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Chedid 3 mar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Edmir Chedid

O deputado Edmir Chedid (PFL) agendou uma reunião com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, e os prefeitos de Joanópolis; Morungaba; Vargem; Tuiuti; Nazaré Paulista; Cerqueira César; e Bragança Paulista.

Na audiência, que contou ainda com a presença do Presidente da CETESB, Rubens Lara, foram tratados assuntos pertinentes aos municípios na área de licenciamento e saneamento ambiental, visando a uma melhor qualidade ambiental às populações daquela região.

Na oportunidade, os prefeitos puderam manifestar aos técnicos do Meio Ambiente as suas preocupações e angústias, principalmente, aqueles que acabaram de assumir seus mandatos, e ,por vezes, encontraram uma situação inadequada no aspecto ambiental.

No caso de Bragança Paulista, o prefeito Jesus Chedid ressaltou a necessidade de uma estação de tratamento de esgoto para o município, bem como solicitou a instalação de uma Delegacia de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN), uma vez que o município tem recorrido à delegacia de Atibaia para esse fim. Jesus também solicitou maquinário para manipulação dos resíduos da construção civil, que estão em grande concentração no município. Reivindicou, ainda, a realização de uma nova audiência pública para a ampliação do Aterro Sanitário de Bragança Paulista, já que o prazo da audiência realizada foi considerado muito curto por alguns integrantes da Câmara Municipal, Ministério Público e parte da imprensa local.

O Secretário Goldemberg prontificou-se a realizar uma nova audiência pública para a ampliação do Aterro Sanitário, assim como reconheceu a necessidade dos outros pleitos feitos pelo prefeito, que serão objeto de estudos para avaliação e atendimento.

Com relação à denúncia de que uma estação da SABESP estaria poluindo o lago da região da Hípica do Jaguari, onde existe um conjunto residencial que abriga mais de 650 famílias, o prefeito saiu com a promessa de que a Diretoria de Controle daquele órgão fará um levantamento de todas as informações, para que sejam tomadas as devidas providencias com a máxima brevidade.

Os prefeitos de Joanópolis; Tuiuti; Vargem; Nazaré Paulista e Morungaba solicitaram caminhões para a coleta de lixo; bem como licenciamento para implantação de um cemitério, no caso de Nazaré; Estação de Tratamento de Esgoto, no caso de Tuiuti; e o parcelamento de uma dívida no valor de R$ 80 mil, aplicada pela CETESB à Prefeitura de Cerqueira César, na gestão anterior.

Os prefeitos saíram da reunião bem otimistas com a disposição demonstrada pelas autoridades ambientais em atender as reivindicações da região, encaminhadas através do deputado Edmir Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp